Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal mobiliza servidores para conscientização sobre o Novembro Azul

Tribunal mobiliza servidores para conscientização sobre o Novembro Azul

267 Visualizações
Publicado: 3 de novembro de 2021 - Última Alteração: 5 de novembro de 2021

Tamanho da Fonte

Ação faz parte da campanha de combate ao câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens

Nesta quarta-feira, 3, os servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) foram recepcionados por equipes da Diretoria de Recursos Humanos com a entrega de um laço na cor azul. O movimento faz parte de uma ação de conscientização da Campanha Novembro Azul de combate ao câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens. A entrega do laço azul simboliza o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção e o diagnóstico precoce, que, de acordo com o instituto paulista Oncoguia, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma e apresenta alta chance de cura, pela detecção precoce.

Personagem da campanha Novembro Azul este ano, o conselheiro Manoel Pires conta a sua história em um vídeo publicado nas redes sociais do TCE/TO. Na gravação, ele fala da experiência com o diagnóstico precoce de um tumor na próstata, detectado durante exames de rotina após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“É muito importante conscientizar sobre os exames preventivos, principalmente para os homens com idade acima dos 50 anos. Tive muita sorte de detectar precocemente o tumor, fiz a cirurgia e, pela doença ainda estar no estágio inicial, nem o tratamento de quimioterapia eu precisei”, relata o conselheiro. Ele faz um apelo aos servidores e amigos. “Não deixem de fazer os seus exames preventivos, não tenham receios de fazer, não deixem o preconceito contra o exame de toque, principalmente, ser o empecilho para cuidar da sua saúde e preservar a sua vida”, destacou Manoel Pires.

Após ser recepcionada com a entrega do laço azul, a servidora Renata Souza falou sobre a necessidade da prevenção. “É muito bom que o TCE faça essa campanha de conscientização para que a gente repasse aos nossos parentes, amigos, sempre lembrando que é necessário fazer exames preventivos”, disse a servidora.

Outra servidora, Evanir Portugal, elogiou a ação de conscientização. “Toda campanha voltada à conscientização é importante para despertar na gente os cuidados que devemos ter com a saúde e podermos multiplicar informações”, disse Evanir.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, falou sobre a ação entre os servidores. “Tanto a campanha Outubro Rosa, como a Novembro Azul, são campanhas que chamam a nossa atenção para a importância de cuidar da saúde. Que nossos servidores estejam muito conscientes sobre isso, e é como o conselheiro Manoel Pires falou, que o preconceito não vença o câncer. Nós precisamos estar conscientes da necessidade dos exames preventivos, porque qualquer um de nós está sujeito a ter doenças como o câncer e o diagnóstico precoce salva vidas”, destacou o presidente.