Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal de Contas recebe alunos da Escola Estadual Madre Belém

Tribunal de Contas recebe alunos da Escola Estadual Madre Belém

99 Visualizações
Publicado: 9 de novembro de 2012 - Última Alteração: 9 de novembro de 2012

Tamanho da Fonte

A visita aconteceu na tarde desta quarta-feira, 7.

Conhecer de perto as funções, atribuições e ações de fiscalização e transparência, por meio de uma visita monitorada às dependências do Tribunal de Contas. Foi o que aconteceu nesta quarta-feira, 7, com 25 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Belém, localizada na quadra 604 sul, em Palmas. Além dos estudantes, a supervisora educacional , Joanita Rodrigues Sousa, e as coordenadoras, Claci Maria Benati e Wilza Maria Coelho, também participaram de mais uma edição do TCE de Portas Abertas.

Visita

A visita começou com a veiculação de vídeos institucionais na sala 10 do Instituto de Contas. Acompanhados por servidores da Assessoria de Comunicação do Tribunal, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura, as ações da Corte de Contas e seu papel fiscalizador.

Em seguida, o grupo conheceu à Sessão Plenária, onde o presidente Severiano Costandrade deu as boas vindas e agradeceu a presença dos alunos. “É de suma importância que a sociedade saiba das ações de fiscalização do TCE e o exercício do controle das contas públicas”, destacou o presidente, que completou: “O TCE está sempre de portas abertas para visitas monitoradas ao órgão, não só nas quartas-feiras, mas todos os dias.”

Guiados pelo auditor José Ribeiro, os estudantes também conheceram o trabalho dos auditores. Ribeiro destacou o papel de agente fiscalizador do órgão e a importância da participação da sociedade, juntamente com o Tribunal, na fiscalização do dinheiro público.

Ao final da visita, o procurador Zailon Miranda Labre Rodrigues e a procuradora Litza Leão receberam os alunos no Ministério Público de Contas. “Vocês, jovens, são o futuro da nação e são vocês que irão ocupar os nossos espaços. Por isso, é fundamental que busquem conhecimento e se tornem cidadãos críticos”, disse o procurador.

O que os alunos dizem

Para o aluno do 2º ano, Marcelo Fernandes Gomes, a visita foi importante para o conhecimento dos alunos: “Não só os alunos, mas a sociedade pode ter acesso às informações do TCE e ter consciência sobre como é gasto o dinheiro público e como ele é fiscalizado. Com certeza saio daqui hoje com mais conhecimento”, afirmou.

Patrícia Mourão Silva, também do 2º ano do Ensino Médio, disse que o que mais gostou na visita foi ter participado da Sessão Plenária: “Gostei mais de assistir a sessão e ficar mais informada sobre a fiscalização do Tribunal”, contou a jovem, que afirmou ainda: “Saio daqui de olhos abertos para cobrar como está sendo gasto o dinheiro público.”

Já, a supervisora Joanita Rodrigues comentou: “Com certeza esse projeto possibilitou aos alunos um novo olhar sobre a função do TCE. Eles saíram muito mais conscientes do seu papel na sociedade.”

TCE de Portas Abertas

O programa TCE de Portas Abertas é uma das ações de transparência do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Lançado em março de 2010, tem como objetivo central aproximar o órgão da comunidade.