Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE faz reunião técnica com contadores estaduais sobre prestação de contas

TCE faz reunião técnica com contadores estaduais sobre prestação de contas

53 Visualizações
Publicado: 20 de novembro de 2020 - Última Alteração: 20 de novembro de 2020

Tamanho da Fonte

Encontro aconteceu de forma virtual na manhã desta sexta-feira, 20

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) realizou nesta sexta-feira, 20, reunião técnica sobre o Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, Modulo Contábil (SICAP Estado), voltado para os contadores estaduais. A capacitação foi ministrada pelos servidores da Corte, Nilton Rocha, Renan Alves e Warley Ferreira, pela plataforma Zoom.

O objetivo do encontro foi alertar os contadores responsáveis pelo envio das informações ao Sicap/Estado, sobre as inconsistências nos dados encaminhados ao TCE pelas unidades jurisdicionadas estaduais, situação que compromete a geração de relatórios e anexos contábeis e fiscais, ressaltando que estes são analisados em conjunto com as informações encaminhadas de forma documental no processo de prestação de contas.

A reunião foi aberta pelo presidente da Corte de Contas tocantinense, conselheiro Severiano Costandrade e pela diretora diretora-geral de Controle Externo, Dênia Luz. Severiano destacou a importância do Tribunal em orientar os contadores para o bom andamento da administração pública. “Venho aqui destacar a importância de alimentar os nossos sistemas, peço que todos participem da reunião e tirem suas dúvidas, quero dizer que o TCE/TO está de portas abertas para atender vocês”, disse.

Já a diretora Dênia Luz falou sobre os problemas que estão ocorrendo na validação do envio das informações enviadas pelos contadores ao Sicap/Estado. “A intenção desta reunião é apontar as dificuldades que vocês estão encontrando, nossa equipe está aqui para atendê-los, vamos tirar todas as dúvidas agora para que lá na frente não venha ocorrer multas”, destacou Dênia.

Durante a reunião os servidores do TCE/TO explicaram para os contadores das divergências que estão acontecendo nas remessas de dados contábeis por meio eletrônico dos titulares dos órgãos e entidades da administração direta e indireta. “Destaco aqui a importância da qualidade dos dados, acessem os relatórios que já estão disponíveis e se atentem aos prazos”, alertou o servidor da Corte Nilton Rocha. Ao final foi aberto para que os contadores pudessem tirar suas dúvidas. “No meu ponto de vista, somos nós contadores os maiores interessados para que nossas prestações de contas sejam enviadas com sucesso”, pontuou o servidor do MPE/TO Leonardo.