Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO apoia a divulgação de cartilha que aborda o câncer infantojuvenil

TCE/TO apoia a divulgação de cartilha que aborda o câncer infantojuvenil

65 Visualizações
Publicado: 13 de julho de 2021 - Última Alteração: 13 de julho de 2021

Tamanho da Fonte

Publicação é uma realização do Instituto do Câncer Infantil do RS e é voltada para a comunidade escolar

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) está apoiando, junto com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), a divulgação da cartilha “Entendendo o Câncer Infantojuvenil para o Diagnóstico Precoce”. A publicação é virtual e foi desenvolvida pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A cartilha é voltada ao público da comunidade escolar e tem como objetivo alertar sobre a importância da identificação prévia do câncer infantojuvenil e o diagnóstico precoce da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos, mas a chance de cura é de 80% quando os pacientes são diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

A divulgação da cartilha no meio educacional irá precisar de ações dos gestores municipais. Na capital do Rio Grande do Sul, o Instituto do Câncer Infantil irá promover capacitações para professores das escolas públicas, para que esses sejam multiplicadores do trabalho de conscientização sobre a doença.

A intenção é que se possa alcançar uma ampla mobilização nacional quanto ao tema em foco.

Os variados tipos de câncer infantojuvenil estão destacados na cartilha, assim como os principais sintomas e o tratamento indicado pelos especialistas. A cartilha traz um texto simplificado e expõe também sobre como o câncer age no organismo da criança, cirurgia, quimioterapia, radioterapia e transplante.

A publicação pode ser acessada abaixo.