Tamanho da Fonte

Acessibilidade Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE Tocantins > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal de Contas leva informação e transparência nos quatro dias de Agrotins

Tribunal de Contas leva informação e transparência nos quatro dias de Agrotins

75 Visualizações
Publicado: 13 de maio de 2022 - Última Alteração: 17 de maio de 2022

Tamanho da Fonte

Essa é a primeira vez que a Corte de Contas participa da feira

Termina neste sábado, 14, a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), e neste ano, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) participou pela primeira vez do evento. O estande foi montado no galpão institucional da Agrotins, e a iniciativa tem o objetivo de prestar informações sobre boas práticas na gestão pública, controle externo e controle social, atitude que deve ser incentivada e difundida na sociedade em geral.

Ainda na última terça-feira, 11, estiveram presentes na solenidade de abertura oficial, o presidente do TCE/TO conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho e o conselheiro Manoel Pires dos Santos, que visitaram ainda o estande da Corte, espaço estruturado para receber atendimentos e com uma TV, utilizada para exibir as vídeo-aulas do programa Profissão Gestor.

Um dos serviços disponibilizado no estande do TCE foi a Ouvidoria itinerante, onde a população pôde comunicar possíveis irregularidades quanto à aplicação dos recursos públicos, e conhecer ainda um pouco mais as competências da Corte de Contas. Segundo a assistente de ouvidoria do Tribunal, Kamilla Sousa de Oliveira “a atuação da ouvidoria, e dos servidores que estiveram presentes ativamente na Agrotins, possibilitaram ainda mais a participação do cidadão na gestão pública, fortalecendo, assim, o exercício da cidadania e do controle social”, ressaltou.

Os gestores públicos também puderam contar com a assistência dos técnicos e auditores de controle externo da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (Caeng), que durante os quatro dias de feira compartilharam informações sobre as atividades do Tribunal e realizaram atendimentos sobre o ICMS Ecológico, que também já foi tema do projeto Profissão Gestor.

“A participação do TCE na Agrotins 2022, foi de grande valia, pois se exerceu, durante esses dias, atividades de controle externo, pedagógicas, orientativas, de ouvidoria, junto aos gestores e cidadãos”, ressaltou o servidor Romulo Aguiar. Ele pontuou ainda que, além do ICMS Ecológico, a Caeng levou aos gestores esclarecimentos e orientações relacionados ao SICAP-LCO, buscando promover o aprimoramento da administração pública e incentivar o controle social.

Cerca de 15 servidores atuaram diretamente na participação do TCE/TO na Agrotins. O estande permaneceu aberto para visitação no horário de funcionamento da feira, de 8h às 18h, sendo que amanhã, 14, o atendimento será feito até meio-dia.