Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Servidores do TCE/TO abraçam projeto e tomam atitude que salva vidas

Servidores do TCE/TO abraçam projeto e tomam atitude que salva vidas

583 Visualizações
Publicado: 16 de março de 2022 - Última Alteração: 16 de março de 2022

Tamanho da Fonte

Nona edição do “Parceiros pela Vida” organizado pelo MPTO captou mais de 50 bolsas de sangue

Servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) participaram nesta terça feira, 15, de mais uma edição do Projeto “Parceiros pela Vida”, que consiste em doar sangue na unidade móvel do Hemorrede, que ficou estacionado ao lado do prédio do Ministério Público Estadual (MPTO). Foram mais de 50  bolsas de sangue doadas por servidores de vários órgãos com sedes próximas do MP.

Um dos servidores do TCE que doaram sangue foi Giordano Bruno Martins Rodrigues, 32 anos, que trabalha na Assessoria de Comunicação (Ascom). Ele ressaltou a importância do ato e disse que fez sua parte para melhorar o estoque do Hemocentro, “colaborando para salvar vidas”. Foi a segunda vez que Rodrigues doou sangue e se comprometeu a repetir todas as vezes que forem realizadas ações do projeto “Parceiros pela vida”.

Segundo a gerente técnica do Hemocentro de Palmas, Eveline Leão, as mais de cinquenta bolsas coletadas vão aliviar bastante a Hemorrede que tem unidades de coleta em várias cidades do Estado. Araguaína, Augustinópolis, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, entre outras. De acordo com a gerente, se 2% por cento da população tocantinense doassem sangue regularmente, dava para abastecer todos os bancos de sangue da cidade, mas de acordo com ela, só no máximo um por cento faz doação.

A Promotora de Justiça Araína Cesárea, disse que “esse também é o papel do Ministério Público Estadual, de promover a vida e a saúde das pessoas e não só fiscalizar as ações do Poder Público”, ressaltou. Segundo ela, uma bolsa de sangue dá para até quatro pessoas.

Parceiros

O Projeto Parceiros pela vida está na sua 9ª edição e é desenvolvido pelo MPE/TO desde 2019, por meio da Promotoria da Saúde que tem como titular, a promotora de Justiça, Araína Cesárea. Além dos servidores do TCE/TO, participaram da ação, funcionários da OAB, Correios, Receita Federal, Sebrae, Justiça Federal, Secretaria Estadual da Saúde, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral. Os trabalhos foram coordenados pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde do MPE/TO.

No ano passado, o Parceiros pela Vida resultou em sete edições e obteve 286 doações.