Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Servidores do TCE participam de palestra sobre Inovação

Servidores do TCE participam de palestra sobre Inovação

121 Visualizações
Publicado: 1 de outubro de 2012 - Última Alteração: 1 de outubro de 2012

Tamanho da Fonte

Capacitação foi ministrada pelo consultor do Sebrae, André Raposo.

Parte de uma das ações táticas do Planejamento Estratégico, a palestra “Gestão da Inovação: Inovar para Agregar Valor”, ministrada pelo consultor do Sebrae, André Raposo, abordou a importância de práticas inovadoras dentro do serviço público. Diversos servidores participaram da capacitação, que foi realizada na tarde desta quinta-feira, 27, no Auditório do TCE.

Raposo já trabalhou a temática da inovação no âmbito público e privado em todo o Tocantins, e reforçou que as ações inovadoras vão desde coisas simples até projetos em longo prazo.

Conforme ele, a inovação é toda mudança planejada que visa um resultado financeiro, social ou ambiental, e, ao contrário do que muita gente pensa, não é nada que ninguém nunca tenha feito. São percepções que as pessoas têm de algo que possa ser produzido para dar resultados.

“Inovação é essencial para a esfera pública, ela traz um novo método organizacional, nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho e nas relações externas, mas para haver inovação é preciso planejamento”, ressaltou.

Abertura

A capacitação foi aberta pelo presidente do TCE, Severiano Costandrade, que destacou a importância de inovar e buscar novas ideias para serem aplicadas no campo profissional.

O conselheiro agradeceu aos servidores pela presença e ao Sebrae pela parceria. Finalizou citando a frase do político britânico George Canning: “Quem impede melhorias por serem inovações, cedo ou tarde terá que aceitar as inovações, mas elas não trarão mais melhorias.”

A diretora-geral do Instituto de Contas, Dagmar Gemelli, comentou como é fundamental a realização de capacitações que tragam temas atuais em termos de gestão. “Este é mais um resultado do Planejamento Estratégico, que também vai possibilitar a inserção de práticas inovadoras no Tribunal de Contas”, assegurou.

A superintende do Sebrae Márcia Rodrigues de Paula também esteve na abertura da palestra e fez uma visita ao presidente do TCE. No gabinete, os gestores conversaram sobre frutos de parcerias entre as duas instituições, a exemplo de uma palestra sobre relações interpessoais.

Avaliação

Para a servidora Adahylza Santana, a capacitação foi muito válida. “As ações de inovação nas instituições públicas trazem impactos diretos para a sociedade, que também é beneficiada com um trabalho mais eficiente”, avaliou.

O servidor Luciano Pereira da Silva ainda chamou atenção para o caráter motivacional da palestra. “O Raposo trouxe grandes exemplos de sua rotina de trabalho, que é voltada para área privada, mostrando a aplicabilidade na nossa realidade no serviço público”, comentou o servidor, que elogiou a didática do palestrante.