Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Servidor, já conhece o aplicativo para acessar a biblioteca do Tribunal?

Servidor, já conhece o aplicativo para acessar a biblioteca do Tribunal?

68 Visualizações
Publicado: 29 de junho de 2021 - Última Alteração: 13 de setembro de 2021

Tamanho da Fonte

Aplicativo SophiA Biblioteca dá acesso ao acervo e outros recursos da biblioteca

Lançado recentemente, o aplicativo SophiA Biblioteca é a mais nova ferramenta disponível para o acesso a biblioteca do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO). Servidores e membros podem consultar o acervo e fazer reservas pelo aplicativo. O SophiA Biblioteca é gratuito, e é compatível com os sistemas Android e IOS.

Apesar de ser destinado para todos os públicos, algumas funcionalidades são restritas à comunidade interna do TCE, como a opção de reservar títulos. Ainda sobre a reserva, os servidores poderão escolher entre retirar na biblioteca a obra escolhida ou para aqueles que estão em regime de trabalho presencial, fazer a solicitação e o servidor da biblioteca entregar na sala de trabalho. Para o público externo, inicialmente será possível apenas consultar títulos, e, após o retorno das visitas da comunidade em geral, poderão consultar e fazer a leitura de livros e revistas na sede da biblioteca.

Desde o seu lançamento, servidores da biblioteca e do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon) já participaram de diversas capacitações que visam o aprimoramento da ferramenta. Em uma delas, que tratou do Novo Repositório Institucional do SophiA Biblioteca, a diretora-geral do Instituto de Contas do TCE, Lilian Cavalcante, ressaltou a importância da modernização da biblioteca. “A Biblioteca está em constante modernização e atualização com o objetivo de se aproximar dos usuários e atender as metas do Planejamento Estratégico”, comentou.  

A interface do aplicativo conta com diversas ferramentas, como o menu de buscas, opção de reservar, consultar renovações, caixa de mensagens, últimas aquisições e minha conta. Para fazer uso desses recursos, o servidor necessita de um acesso, e para isso, deve entrar em contato com a biblioteca, por meio do número (63) 3232 5941 ou 99236-5236 (Ronei) onde será criado login e senha.

Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de mais de oito mil títulos e o novo recurso ampliará o acesso às obras. A coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto de Contas Daniela Olivo, incentiva a comunidade interna a conhecer o app SophiA Biblioteca: “Convido a todos servidores e membros a baixar o aplicativo e utilizá-lo! ”.

Confira abaixo o passo a passo para instalar e utilizar o aplicativo.