Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > É hoje! Roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama

É hoje! Roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama

113 Visualizações
Publicado: 20 de outubro de 2021 - Última Alteração: 21 de outubro de 2021

Tamanho da Fonte

Encontro faz parte do programa Qualidade de Vida do TCE/TO e da campanha Outubro Rosa

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), irá realizar hoje dia 21 de outubro, a primeira roda de conversa com o tema “Enxergo o valor da prevenção, e você? Outubro Rosa: prevenção e importância do diagnóstico precoce”. O encontro é uma iniciativa da diretoria de Recursos Humanos (RH), e faz parte do programa Qualidade de Vida.

A roda de conversa será realizada na sala 17 do Instituto de Contas, às 15h. O projeto tem o objetivo de alertar e conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que segundo o Ministério da Saúde, atinge uma em cada 12 mulheres no Brasil. A psicóloga especializada em psico-oncologia, doutora Taiana Avelino, irá coordenar a roda de conversa.

História

O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra do câncer de mama. O Outubro Rosa começou como um movimento iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura.

À medida que o evento cresceu, outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes.