Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > “O servidor é um agente transformador na administração pública”

“O servidor é um agente transformador na administração pública”

332 Visualizações
Publicado: 27 de agosto de 2021 - Última Alteração: 30 de agosto de 2021

Tamanho da Fonte

A frase acima é da professora dra. Ana Bliacheriene durante a capacitação da Corte sobre planejamento público

A frase foi dita pela doutora Ana Clara Bliacheriene, na tarde desta sexta-feira, 27, no segundo e último dia do curso sobre Planejamento para o Setor Público, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon). No total, foram 8 horas de capacitação com a participação de centenas de servidores de vários órgãos do Estado. O curso foi transmitido ao vivo pelo canal da Corte no Youtube.

No primeiro momento, o professor doutor Renato Jorge Brown deu continuidade ao assunto iniciado na tarde de quinta. Pautas como planejamento governamental, construção de mecanismos de transparência e participação social, onde o doutor demonstrou as formas de controle no contexto dos espaços institucionais, entre outros meios de desenvolver controle social.

Professor doutor Renato foi um dos instrutores hoje

Além disso, o professor explanou sobre as necessidades para construir ferramentas de planejamento e gestão, as técnicas, os pressupostos do planejamento estratégico, suas fases de construção, entre outros. Renato Brown finalizou explicando sobre indicadores e sua importância para o monitoramento e avaliação do planejamento estratégico. “O que é necessário para identificar se uma situação melhorou ou piorou? Para isso, é preciso ter métricas”, diz.

Fechando o segundo e último dia de programação do curso, a professora doutora Ana Carla Bliacheriene apresentou suas considerações sobre o sistema constitucional de planejamento e orçamento, reforçou sobre a importância de não resumir planejamento a leis orçamentárias e destacou a iniciativa do TCE/TO. “É incrível o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins promover para os servidores dos municípios um curso como esse que sensibiliza para dar os primeiros passos de uma especialização para atuar dentro desses órgãos municipais”, ressaltou.

Professora dra. Ana Carla destacou a importância do curso

Outras temáticas também foram abordadas, como a harmonização entre planejamento, orçamento e política pública, o ciclo de políticas públicas, momento em que a instrutora ressaltou a presença do servidor público como agente transformador na administração pública. “Às vezes deixamos passar despercebido o quão valoroso é o papel do servidor público, papel esse que influencia diretamente na entrega da contribuição essencial para a sociedade”. Ela finalizou trazendo aspectos da revolução 4.0, que trata sobre o uso de novas tecnologias e de tecnologias da informação e comunicação (TIC), entre outros assuntos pertinentes.

O público que acompanhou a programação nos dois dias de curso participou ativamente, levantando questões, fazendo comentários e, ao final, agradecendo pela troca de conhecimentos.

Encerramento

No encerramento do evento, o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro Napoleão de Sousa Luz Sobrinho, agradeceu aos instrutores e aproveitou para reforçar a importância de cursos como esse. “A administração pública necessita sempre de inovação, evolução e adequação diante dos novos desafios que surgem constantemente, assim como as demandas sociais, que só aumentam. Por isso, as gestões precisam sempre estar inovando, evoluindo e se adequando para conseguir atender essa demanda crescente do meio social”, ressalta.

A diretora-geral do Instituto, Márcia de Carvalho Ribeiro, também agradeceu aos professores pelas contribuições. “Agradecemos a todos! Nos sentimos honrados pelos conhecimentos compartilhados nas duas tardes de curso”, finalizou. Quem quiser acompanhar os dois dias de curso basta acessar o canal do TCE/TO no Youtube.