Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Palestra sobre saúde mental destaca a importância da valorização do servidor

Palestra sobre saúde mental destaca a importância da valorização do servidor

132 Visualizações
Publicado: 1 de dezembro de 2022 - Última Alteração: 2 de dezembro de 2022

Tamanho da Fonte

17ª Semana da Saúde do TCE começou nesta quinta-feira, 1º de dezembro, com várias atividades

Com o objetivo de estimular a qualidade dos servidores e estagiários, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) por meio da Coordenação de Saúde (Cosau), começou nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a 17ª Semana da Saúde. A cerimônia de abertura foi no auditório da Corte e contou com a presença do presidente, Conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, que agradeceu a presença dos servidores e destacou que ajudar na prevenção de doenças é também, uma preocupação do TCE.

O presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas (Sinstec), Seledônio Lima Filho, elogiou a iniciativa e disse que o evento é um alerta para todos cuidarem da saúde mental e física. O coral jovem da guarda Metropolitana de Palmas, sob a regência de Nacha Moreto, abrilhantou a abertura com músicas de vários estilos (MPB, Natalinas e forró).

A palestra de abertura foi proferida pelo doutor em psicanálise clínica e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Carlos Mendes Rosa. Ele abordou três aspectos: primeiro foi a falta de tempo das pessoas. De acordo com o psicanalista, a aceleração das atividades do dia a dia está levando as pessoas a adoecerem e ficarem deprimidas.

O segundo aspecto abordado pelo especialista foi o imperativo da felicidade que classificou como “enlatada”, ou seja, “a nossa felicidade hoje não parte de nós, mas sim da situação que nos rodeia”, explicou. E por último, Carlos Rosa falou do papel do órgão que deve se preocupar e cuidar dos servidores proporcionando condições de melhor qualidade de vida. Ele explicou que entre o servidor e o órgão tem que ter uma boa relação de confiança.

Atendimentos

Paralelamente a abertura oficial da 17ª Semana da Saúde aconteceu no hall do edifício sede do TCE, uma ação onde foram oferecidos vários serviços aos servidores como aferimento de pressão arterial, medição da glicemia, vacinas contra Covid-19, febre amarela, influenza (gripe), além da exposição de alimentos considerados saudáveis que incentivam uma alimentação saudável.

O Auditor de Controle Externo Ronaldo Bezerra aproveitou a ação para medir a glicemia e aferir a pressão arterial que estavam todas normais. O servidor elogiou a iniciativa do TCE, “incentiva a prevenção”, concluiu.  Outro que está tudo bem com ele é o Técnico de Controle Externo Alberto Jorge Carvalho Maciel. Ele fez vários exames aproveitando a ação que teve a parceira do ITOP, através do curso de técnico de enfermagem.

A Coordenadora de Saúde, Marleide Alexandre, lembrou que as palestras e as ações são uma forma de incentivar os servidores a cuidarem da saúde alertando para prevenção. Nessa sexta-feira, dia 2, a palestra é sobre alimentação saudável com a nutricionista Silvana Marques Filgueiras Teixeira, às 10 horas, no auditório da Corte.

No sábado, 3 de dezembro, acontecem a X Caminhada e o V Passeio Ciclístico, a partir das 7 horas, no hall do prédio Sede do TCE, em frente à estação de ônibus Apinajé, na Teotônio Segurado.