Tamanho da Fonte

Acessibilidade Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE Tocantins > Sala de imprensa > Notícias > Nova edição do Profissão Gestor aborda o tema Controle Social

Nova edição do Profissão Gestor aborda o tema Controle Social

2 Visualizações
Publicado: 27 de julho de 2021 - Última Alteração: 27 de julho de 2021

Tamanho da Fonte

Videoaula e um guia completo estão disponíveis aos gestores e sociedade em geral

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) disponibilizou a nova videoaula do projeto Profissão Gestor. Essa é a 19ª edição que traz o Controle Social como tema e pode ser acessada no site do TCE/TO ou no canal da Corte de contas no Youtube. A videoaula é apresentada pela auditora de Controle Externo Dagmar Gemelli e chama à reflexão, a importância da participação da sociedade na construção e execução de políticas públicas da gestão nos municípios, estados e país.

Uma das utilidades do Controle Social é o cidadão exercer o direito de ser fiscal da administração pública, garantindo, assim, a regularidade nas contratações e qualidade de serviços e produtos entregues à população. O Profissão Gestor detalha sobre como o controle social é exercido; quais os compromissos do gestor para que o cidadão exerça o controle social e o que são os conselhos municipais, como o da Saúde e da Educação, por exemplo.

Além das orientações, o Profissão Gestor sempre oferece um checklist para os gestores, em referência ao tema da edição. Dentre as ações sugeridas constam sobre o Plano Municipal de Saúde ou Educação ou Plano Estadual de Saúde ou Educação; dados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e do Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE); perguntas frequentes do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e recomendações do TCE/TO previstas nos processos de prestações de contas anteriores, dentre outras.

Abaixo, assista a videoaula completa.