Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Membros e servidores do TCE participam de Seminário sobre Auditoria Operacional

Membros e servidores do TCE participam de Seminário sobre Auditoria Operacional

146 Visualizações
Publicado: 29 de agosto de 2012 - Última Alteração: 29 de agosto de 2012

Tamanho da Fonte

técnicos, auditores, procuradores e assessores do Tribunal de Contas do Tocantins participaram do Seminário sobre Auditoria Operacional, ministrado pelo secretário de Fiscalização de Avaliação de Programas de Governo do Tribunal de Contas da União (TCU)

Na tarde desta terça-feira, 28, técnicos, auditores, procuradores e assessores do Tribunal de Contas do Tocantins participaram do Seminário sobre Auditoria Operacional, ministrado pelo secretário de Fiscalização de Avaliação de Programas de Governo do Tribunal de Contas da União (TCU), Carlos Alberto Sampaio de Freitas. 

O palestrante destacou a necessidade da capacitação para os servidores, argumentando que o conteúdo trouxe, não só um panorama da AOP no Brasil e no mundo, mas também, possibilitou a conscientização sobre a importância desse tipo de auditoria para os Tribunais de Contas da União e dos estados. “Essa é uma das condições para a sustentabilidade da Auditoria Operacional”, reforça.

Durante a palestra, Sampaio expôs os benefícios da realização de Auditorias Operacionais nos Tribunais de Contas. Reforço à diversidade cultural, à criatividade e à aprendizagem nas Entidades Fiscalizadoras Superiores, foco em temas relevantes de interesse da sociedade e ampliação dos horizontes dos auditores são algumas das vantagens. O secretário chamou a atenção para o fato de que, com uma boa gestão é mais difícil desviar recursos: “Há uma consciência de que é preciso uma boa administração, transparência e resultados e a Auditoria Operacional contribui para uma boa gestão”, enfatizou.

De acordo com a coordenadora de Auditorias Especiais, Lígia Braga, essa capacitação faz parte da etapa do Redesenho de Auditoria Operacional (AOP) que está sendo implantada, na qual será normatizado o processo de AOP. “O objetivo foi sensibilizar os nossos servidores sobre a importância da Auditoria Operacional e os resultados alcançados com a intervenção dos Tribunais”, destacou a coordenadora.

Ao final do encontro, os participantes esclareceram suas dúvidas em um bate papo com o secretário.

Entenda mais…

A Auditoria Operacional foi disseminada nos Tribunais de Contas do país pelo Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (PROMOEX), como explicou o secretário Sampaio: “Um grande impulso na disseminação da Auditoria Operacional nos estados foi feito pelo PROMOEX. A Auditoria Operacional era um dos componentes desse programa, que propiciou treinamento e trabalhos coordenados e sincronizados entre todos os Tribunais de Contas do Brasil”.