Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > É hoje! Servidores de órgãos se unem para doar sangue ao hemocentro de Palmas

É hoje! Servidores de órgãos se unem para doar sangue ao hemocentro de Palmas

39 Visualizações
Publicado: 19 de janeiro de 2021 - Última Alteração: 22 de janeiro de 2021

Tamanho da Fonte

Também será realizado o cadastro de doadores de medula óssea

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), Ministério Público Estadual (MPTO), Tribunal Regional Eleitoral (TRE)/TO, Justiça Federal, Receita Federal, Secretaria de Saúde e Sebrae/TO realizam uma campanha conjunta, de mobilização de servidores e colaboradores, para incentivar a doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea. A unidade móvel do Hemocentro estará na sede do MPTO nos dias 22 e 29 de janeiro para coletas de sangue dos que se disponibilizarem.

A iniciativa “Parceiros pela Vida” partiu do MPTO em parceria com o Hemocentro de Palmas e expandiu para as instituições e órgãos circunvizinhos.

Aqueles que se disponibilizarem a fazer a doação precisam agendar horário pelo telefone (63) 99100-0921, quando receberão as orientações necessárias. Os servidores do TCE/TO podem agendar os horários pelo WhatsApp TCE Saúde (999115974).

Podem participar homens e mulheres com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos e que estejam em boas condições de saúde.

Por que doar?

O sangue doado é utilizado em diversas situações: para pessoas com doenças hematológicas variadas, pessoas com câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências médicas. No caso do Tocantins, as cirurgias eletivas aguardam, entre outras providências, a regularização do estoque de sangue para serem realizadas.

O sangue é insubstituível e só pode ser adquirido por meio de doação, sendo que cada doação pode ajudar até quatro vidas.

Etapa anterior

A iniciativa “Parceiros pela Vida” é articulada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e Secretaria Estadual da Saúde (SES). Uma primeira etapa da arrecadação de sangue ocorreu em 9 de dezembro,  tendo como voluntários membros e servidores do MPTO.

Reuniões

No decorrer da semana, o MPTO promoveu reunião com cada um dos órgãos que vieram a se integrar à nova etapa do “Parceiros pela Vida”, apresentando-lhes a iniciativa e sensibilizando-os a se integrarem. Por parte do MPTO, participaram das reuniões o procurador-geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti; e a coordenadora do Caop da Saúde, Araína Cesárea D’Alessandro.

Dos órgãos convidados, participaram o presidente do TRE, desembargador Eurípedes Lamounier; o presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade; o diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), juiz federal Eduardo de Melo Gama; o delegado-chefe da Receita Federal, auditor Ricardo Wagner Magalhães; e representantes do Sebrae-TO. (Com informações do MPTO)