Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE Tocantins > Sala de imprensa > Notícias > Inscrições abertas para o XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas

Inscrições abertas para o XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas

138 Visualizações
Publicado: 8 de novembro de 2021 - Última Alteração: 10 de novembro de 2021

Tamanho da Fonte

Evento será transmitido ao vivo pelo canal do youtube do Ibraop

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o XIX SINAOP. O tema central é “Obras Públicas: Novos Desafios” e será realizado virtualmente entre os dias 22 e 26 de novembro. Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas e demais servidores dos órgãos de controle envolvidos com obras públicas dos governos federal, estadual e municipal já podem se inscrever pelo hotsite do evento.

O simpósio é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e Tribunal de Contas da União (TCU), por intermédio do Instituto Serzerdello Corrêa (ISC). Mesmo sendo gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IBRAOP, as inscrições garantem a certificação dos participantes. 

De acordo com o presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim, os profissionais dos setores público e privado que exerçam fiscalização, gestão ou execução desse tipo de empreendimento, também são bem-vindos a participar do debate. 

“A programação contempla diversos temas atuais e que merecem toda a nossa atenção, a começar pela palestra magna ‘Controle Externo de Obras e Serviços Engenharia: Desafios, Ferramentas e Legado da Pandemia’. O debate segue falando do BIM nas Contratações Públicas, das perspectivas sobre o Novo Marco de Saneamento Básico, de auditoria em obras rodoviárias e os Impactos do MEDINA e da Nova Lei de Licitações e Contratos”, informou.

Outros temas em debate serão o ”Planejamento das Fiscalizações pelos Tribunais de Contas e Utilização de Auditorias Operacionais no Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia”; a “Atuação do Controle Externo e Preservação do Meio Ambiente em Obras de Infraestrutura”; e “Redes e Parcerias Institucionais para o Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia”.

Produções Técnicas

Os Simpósios Nacionais do Ibraop são marcados por produzirem muito material técnico e, nesse ano, não será diferente. Haverá a um concurso de vídeos e, durante o evento, os vídeos selecionados serão apresentados nos diversos painéis. Notas Técnicas sobre os temas mais polêmicos previstos na NLLC – Lei nº 14.133/2021 – serão apresentadas na tarde do dia 22 e também há uma perspectiva de ser publicado um e-book sobre o Novo Marco do Saneamento Básico, cujos artigos iniciais serão apresentados na manhã do dia 24 de novembro.

A programação ainda não está fechada, mas as apresentações confirmadas já podem ser conferidas no hotsite do evento – www.ibraop.org.br/xix-sinaop!

Concurso de Vídeos 

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) prorrogou as inscrições do 1º Concurso de Vídeos sobre Obras Públicas. Agora os associados ao Ibraop e auditores de Tribunais de Contas interessados em concorrer poderão enviar seus trabalhos até o dia 15 de novembro.

Os vídeos deverão abordar os desafios sobre o controle das obras públicas, seguindo as temáticas do XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – O SINAOP. Os temas são: 1) Perspectivas da nova lei de licitações e contratos nas obras públicas; 2) O BIM nas contratações públicas; 3) Perspectivas sobre o novo marco de saneamento básico; 4) Auditoria em obras rodoviárias: impactos do Medina e da nova lei de licitações e contratos; 5) Planejamentos das fiscalizações pelos TCs: auditorias de conformidade ou operacionais no controle externo de obras e serviços de engenharia? 6) Atuação do controle externo na preservação do meio ambiente na infraestrutura.

O arquivo deverá ser entregue em formato MP4, com 16:9 de proporção (horizontal) e resolução mínima de 1280 x 720 (720p) e máxima de 1920 x 1080 (1080p), com duração de até quatro minutos.

O vencedor será premiado com um curso afeto à área de obras públicas no valor de até R$ 3.000,00 (três mil reais), com aprovação prévia pela Diretoria Executiva do Ibraop. A divulgação do resultado está prevista para o último dia do XIX Sinaop, 26 de novembro de 2021, durante o encerramento do evento.

Clique aqui e confira o regulamento completo!