Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Grupo de Trabalho apresenta resultado inicial de levantamento de riscos

Grupo de Trabalho apresenta resultado inicial de levantamento de riscos

237 Visualizações
Publicado: 5 de abril de 2022 - Última Alteração: 8 de abril de 2022

Tamanho da Fonte

Mapeamento será feito em todas as unidades com o objetivo de melhorar a prestação de serviços

Os esforços para a concretização do Programa de Integridade da Corte de Contas continuam. Na tarde desta segunda-feira, 4, membros do Grupo de Trabalho (GT) se reuniram para apresentar os resultados da primeira etapa prevista no cronograma: o levantamento de riscos piloto realizado junto às Diretorias de Controle Externo (DICEs). Para realizar o mapeamento, os integrantes do GT foram divididos em subgrupos. Cada um fez a apuração em uma das seis diretorias, com metodologia livre.

Ao longo das exposições de cada subgrupo, os demais participantes puderam contribuir, considerando a experiência adquirida por meio do setor onde atuam e também o conhecimento assimilado durante os estudos de gestão de riscos e compliance.

“O resultado foi extremamente positivo”, avaliou o coordenador do Programa de Compliance e Integridade da Corte de Contas, conselheiro substituto Fernando Malafaia. Ele ainda explicou os próximos passos: “agora nós vamos partir para uma consolidação, com a junção de todos os riscos apurados para que depois possamos levantar as medidas que podem ser adotadas para mitigar esses possíveis riscos”.

Sensibilização

O conselheiro coordenador ainda aproveitou a reunião para anunciar que será realizado um evento de sensibilização voltado para o público interno. A intenção é apresentar aos servidores o que está sendo desenvolvido pelo TCE/TO nesta área de Integridade e Compliance e como a iniciativa contribuirá de forma significativa com o trabalho de todos.

As próximas fases a serem executadas pelo Grupo de Trabalho ainda incluem a apuração dos riscos das demais unidades do Tribunal, levantamento do conjunto de ações para eliminação dos riscos, consolidação e elaboração dos atos normativos, além de um relatório final a ser apresentado à alta gestão.

O que é compliance?

A palavra vem do verbo em inglês “to comply” e pode ser entendida como agir em conformidade com as leis, os padrões éticos e o conjunto de regras internas e externas. Também tem a função de minimizar riscos e guiar o comportamento de empresas e órgãos públicos, o que influencia diretamente nos serviços prestados à sociedade.