Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Gestores, não esqueçam de preencher os questionários do IEGM e IEG-E

Gestores, não esqueçam de preencher os questionários do IEGM e IEG-E

38 Visualizações
Publicado: 6 de maio de 2021 - Última Alteração: 6 de maio de 2021

Tamanho da Fonte

Ferramenta é usada pelo TCE/TO para mensurar os serviços prestados ao cidadão

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) alerta os gestores que faltam 23 dias para os 139 municípios e o governo do Estado preencherem os questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e do Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEG-E) ano 2021, respectivamente, referente ao exercício de 2020. Os responsáveis pelo preenchimento dos questionários têm até 28 de maio, prazo final para fazer o envio a Corte.

Esta é uma das formas de mensurar os serviços prestados ao cidadão, sendo uma importante ferramenta orientadora para a eleição de prioridades na gestão e de controle social.

No caso do IEGM os gestores terão que responder questionários em sete áreas, são elas: Educação, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Governança em Tecnologia da Informação, Cidades Protegidas, Saúde e Planejamento. Já no IEG-E serão as seguintes áreas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal e Segurança Pública. Com os dados será constituído um índice de cada gestão municipal e também estadual.

A auditora de Controle Externo e responsável pelo setor de Coordenação de Auditorias Especiais do TCE/TO, Lígia Cássia Braga, ressaltou que os questionários do IEGM e IEG-E proporcionam o monitoramento, a avaliação e o controle das políticas públicas voltadas ao cidadão. “É um valioso instrumento de governança pública”, afirmou Lígia.

Onde responder?

Assim como nas edições anteriores, o preenchimento dos questionários se dará por meio eletrônico. O link de acesso está disponível no site do TCE/TO (www.tceto.tc.br). Não será aceita qualquer remessa de informações em papel, e-mail ou outro meio que não seja nos sistemas IEGM e IEG-E.

O preenchimento dos questionários eletrônicos é obrigatório. Em caso de não atendimento poderá ser aplicada sanção aos responsáveis prevista na Lei Estadual nº 1.284/2001 e no Regimento Interno do TCE/TO. O IEGM é aplicado pelo TCE/TO desde 2016 sob a coordenação do Instituto Rui Barbosa (IRB) e o IEG-E desde 2020.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Lígia (63) 984470847 ou Cláudia (63) 99410-4902.

Acesse aqui a página do IEG-E.

Acesse aqui a página do IEGM.