Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Diretora-geral de Controle Externo destaca o Profissão Gestor em debate

Diretora-geral de Controle Externo destaca o Profissão Gestor em debate

67 Visualizações
Publicado: 28 de janeiro de 2021 - Última Alteração: 28 de janeiro de 2021

Tamanho da Fonte

Dênia Maria Luz compôs a mesa virtual do evento “Conversando com o Gestor”, do TCE de Alagoas

Começou nesta quarta-feira, 27, o evento “Conversando com o Gestor: série de debates” realizado pela Escola de Contas do TCE de Alagoas com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube. O primeiro tema a ser debatido foi “Os Tribunais de Contas e os principais achados de auditoria nos  municípios”. A diretora-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Dênia Maria Luz, foi uma das debatedoras.

Entre os assuntos abordados pela diretora-geral está o Profissão Gestor, um projeto de sucesso da Corte tocantinense e que fornece aos gestores informações, dicas e orientações sobre diversos processos do dia a dia como a aquisição de medicamentos, contratação de transporte escolar entre outras coisas. “Trabalhamos com uma linguagem simples para facilitar o entendimento de todos que tenham contato com o programa. É uma capacitação gratuita do tribunal para ajudar os jurisdicionados a não cometerem falhas que possam acarretar em sanções”, destacou.

Dênia também ressaltou que o TCE/TO, assim como outros tribunais, estão trabalhando com uma vertente de orientação e não somente com a punitiva. “Temos trabalhado de forma concomitante, ou seja, em tempo real, para corrigir os erros a tempos e evitar o dano. Porque depois do estrago feito, é difícil conseguir reaver o prejuízo causado por essas falhas. Por isso a importância dessas capacitações que podem evitar ações futuras”, enfatizou.

Participaram ainda do debate a assessora de Controle Externo do TCM/SP, professora Christianne Stroppa, e a diretora técnica da Escola de Contas do TCE/AL, Kézia Rodrigues, que foi a mediadora.

Já a abertura contou com a presença do presidente do TCE/AL, conselheiro Otávio Lessa de Geraldo Costa; diretor-geral da Escola de Contas do TCE/AL, conselheiro Rodrigo Siqueira Cavalcante; procurador-geral do MPC/AL, Gustavo Henrique Albuquerque Santos; diretor da Diretoria de Coordenação e Técnicos, José Fernando Costa; diretor da DFAFOM, Leonel Chacon Assunção Neto; presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley Caju.   

Confira aqui a íntegra do debate.