Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Controle Social é destaque no Dia Nacional do Ouvidor

Controle Social é destaque no Dia Nacional do Ouvidor

79 Visualizações
Publicado: 16 de março de 2021 - Última Alteração: 16 de março de 2021

Tamanho da Fonte

No TCE/TO, o coordenador da Ouvidoria é o conselheiro Manoel Pires dos Santos

A Ouvidoria é um importante canal de comunicação entre e a população em geral e o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), para ajudar no chamado Controle Social. E nesta terça-feira, 16 de março, é celebrado o Dia Nacional do Ouvidor, criado por uma lei aprovada no Senado Federal em 2012. A data é uma referência à fundação da Associação Brasileira de Ouvidores, em 1995.

A Ouvidoria fortalece o exercício da cidadania e promove a prática da boa governança, recebendo todos os dias, diversos tipos de manifestações a respeito do Tribunal, de processos que se encontram em andamento e denúncias de possíveis irregularidades. Todas são registradas e encaminhadas aos setores competentes a fim de que seja adotada a medida mais adequada para a solução de cada caso. Na Corte tocantinense, a Ouvidoria é coordenada pelo conselheiro Manoel Pires dos Santos.

“Este é um canal direto com a sociedade, onde contamos com a parceria do cidadão na fiscalização dos agentes públicos estaduais e municipais, inclusive dos serviços prestados pelo próprio TCE. A Ouvidoria também recebe elogios e sugestões. Contamos com a força e apoio da população no Controle Social”, destacou Manoel Pires.

O conselheiro ressaltou ainda a importância da participação da população que vive no dia a dia o que é ofertado pelo poder público, como por exemplo, as escolas, onde professores, pais e alunos podem compartilhar com a Ouvidoria, como está a qualidade da merenda que é servida no local, como está a estrutura, entre outras coisas.

O TCE/TO é o órgão responsável por fiscalizar como o governo estadual, as prefeituras, as secretarias e as câmaras de vereadores aplicam o dinheiro público. Para realizar bem esse trabalho, a Corte conta com a parceria do cidadão e disponibiliza dois canais de comunicação direta com a sociedade: a Ouvidoria e o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão).

Seja parceiro do TCE! Ajude a fiscalizar a aplicação dos recursos para garantir serviços públicos de qualidade a todos.

Fique por dentro dos contatos:

Clique aqui e vá para o site da Ouvidoria do TCE/TO

0800-6445800

WhatsApp – (63) 99938-3255

e-mail: ouvidoria@tce.to.gov.br