Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Curso de transição de mandato aplicado pelo TCE segue em ambiente virtual

Curso de transição de mandato aplicado pelo TCE segue em ambiente virtual

94 Visualizações
Publicado: 27 de novembro de 2020 - Última Alteração: 27 de novembro de 2020

Tamanho da Fonte

Aulas ao vivo terminaram, mas material exclusivo está disponível no AVA para inscritos

As aulas ao vivo do curso “Diálogo com o Controle Externo – transição na prática”, realizado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), terminaram nesta quinta-feira, 26. Mas, a capacitação segue no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto de Contas 5 de Outubro, para aqueles que se inscreveram com antecedência. Eles terão acesso a conteúdos exclusivos e também a oportunidade de tirar dúvidas em um Fórum de discussão sobre o temas abordados.

O curso vai capacitar gestores atuais e futuros, bem como suas respectivas equipes, quanto aos temas da transição de mandato, além de oportunizar melhorias na qualidade dos processos de prestações de contas municipal, nos termos da Instrução Normativa do TCE/TO.

Os temas abordados na capacitação são: Atualização do Cadastro Único (Cadun); Boas práticas de gestão e de transparência pública na transição de governo; Alertas do TCE/TO, um aliado do gestor; Sistema Integrado de Auditoria Pública – módulo Licitações, Contratos e Obras (Sicap-LCO); Prestação de contas – indícios de irregularidades; e Atos de pessoal: pontos relevantes para uma boa transição de governo.

A diretora-geral de Controle Externo do TCE/TO, Dênia Maria Luz, ressaltou sua satisfação com a realização do curso e o envolvimento dos representantes dos municípios tocantinenses, não só nas aulas ao vivo, mas também no ambiente virtual. “Nosso objetivo é que essas aulas práticas atendam a demanda da equipe de transição com informações relevantes ao gestor e sua equipe que está saindo, para que no futuro não venha a responder a questionamentos do TCE ou de outros órgão de fiscalização”, destacou Dhenia.

Ela completou ainda que “essas informações serão relevantes ao novo gestor para que ele possa assumir seu cargo no dia 1º de janeiro sabendo que providência terá que tomar perante o TCE e ao seu município”.

A intenção do Tribunal é colaborar para a continuidade na prestação de serviços públicos no período de transição de mandato e otimizar os resultados de cumprimento de obrigações acessórias dos jurisdicionados municipais junto a Corte, especialmente no que tange a Cadastro Único (Cadun) e do Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública (SICAPs).

Aulas ao vivo

Durante os dias 24, 25 e 26 de novembro o curso contou com aulas ao vivo transmitidas pelo canal do TCE/TO no Youtube. Na abertura dos trabalhos, o presidente da Corte, conselheiro Severiano Costandrade participou e deu orientações a todos sobre a importância de uma transição de mandato bem feita, com a colaboração de ambos os lados, ou seja, do atual gestor e do futuro. O procurador-geral do Ministério Público de Contas (TCE/TO), José Roberto Torres Gomes também participou da solenidade.

Fique por dentro de tudo que rolou nesses três dias de aulas ao vivo. Abaixo, clique no dia que você quer ver e assista a aula na íntegra.

Primeiro dia.

Segundo dia.

Terceiro dia.