Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheiros aprovam Carta de Campo Grande no encerramento do III Encontro Nacional dos TCs

Conselheiros aprovam Carta de Campo Grande no encerramento do III Encontro Nacional dos TCs

83 Visualizações
Publicado: 26 de novembro de 2012 - Última Alteração: 26 de novembro de 2012

Tamanho da Fonte

 O evento foi promovido pelo IRB, Atricon e TCE/MS e reuniu 253 membros das Cortes de Contas do Brasil.

Durante o encerramento do III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, nesta quarta-feira, 14, os conselheiros representantes dos 34 Tribunais existentes do país aprovaram a Carta de Campo Grande, com 25 compromissos assumidos por todos. Confira aqui a íntegra do documento.

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Severiano Costandrade, enalteceu a importância do evento destacando a qualidade da organização.

Já o presidente do TCE/MS, Cícero Antonio de Souza, anfitrião do evento, disse que o Encontro ficou marcado não só pela presença maciça de conselheiros, mas principalmente pelas discussões e compromissos que foram publicamente assumidos.

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Antônio Joaquim afirmou que conselheiros, auditores e procuradores elogiaram o conteúdo do Encontro, por sua praticidade e pela harmonia dos temas com o planejamento estratégico.

Na sequência dos discursos, foi feita a leitura da Carta de Campo Grande e, após, abertura aos debates para a redação final. De acordo com o documento, os Tribunais de Contas brasileiros, considerando o tema “Um debate pela efetividade do Controle Externo do Brasil”, consolidaram sua visão de serem reconhecidos como instrumentos indispensáveis à cidadania.

Entre as convenções da Carta estão os compromissos de desenvolver mecanismos para o fortalecimento institucional dos Tribunais de Contas, em obediência ao princípio federativo, assegurando a efetividade do Controle Externo, observado o que dispõem os Planejamentos Estratégicos da ATRICON e do IRB.

A Carta propõe ainda promover a capacitação permanente de seus membros e servidores por meio das Escolas de Contas e em parceria com o IRB, visando o desenvolvimento dos profissionais do controle externo; implantar e desenvolver a atividade de inteligência, garantindo a estrutura e as prerrogativas necessárias para se consolidar como instrumento de combate à corrupção, entre outros pontos importantes.

O III Encontro dos Tribunais de Contas, realizado entre 12 e 14 de novembro, em Campo Grande (MS), foi promovido pelo IRB, Atricon e TCE/MS. O evento reuniu 253 membros das Cortes de Contas do Brasil.

 

Aprovação da Carta de Campo Grande marcou encerramento do Encontro

 

Conselheiros aprovaram o documento com 25 compromissos

 

Presidente Severiano Costandrade recebeu certificado de participação no Encontro das mãos 
do conselheiro Valdecir Pascoal (TCE/PE)

 

 

Esq: conselheiros Waldir Neves (TCE/MS), Antonio Joaquim (Atricon), Severiano Costrandrade (IRB) 
e Cícero Antonio de Souza (TCE/MS)