Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheiro do TCE/TO é homenageado pela Abrasci com a ‘Medalha Homens de Honra’

Conselheiro do TCE/TO é homenageado pela Abrasci com a ‘Medalha Homens de Honra’

260 Visualizações
Publicado: 2 de agosto de 2022 - Última Alteração: 5 de agosto de 2022

Tamanho da Fonte

André Luiz de Matos Gonçalves, titular da Segunda Relatoria, foi reconhecido pelos trabalhos realizados

A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI) concedeu a Medalha Homens de Honra, no grau Comendador, ao conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, titular da Segunda Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), pelo reconhecimento e colaboração de bem servir o desenvolvimento cultural e social do país, por meio de suas obras literárias publicadas e diversos trabalhos prestados.

A honraria foi entregue no último dia 30 de julho, em Brasília. Como está em gozo de férias, o conselheiro André Luiz foi representado durante a cerimônia. “Agradeço a homenagem e também a chance de poder compartilhar conhecimento”, destacou. O conselheiro tem três livros de sua autoria e participação em outros quatro, além de vários artigos publicados em periódicos. Ele atua também como professor na área do Direito.    

Medalha Homens de Honra

Vale ressaltar que essa condecoração visa homenagear personalidades, autoridades e instituições que tenham trabalhado para o desenvolvimento sociocultural, científico, artístico e histórico do Brasil. A honraria foi entregue pelo presidente do Conselho Diretor da ABRASCI, Samir Chelala e pelo vice-presidente, Geraldo Majela Rocha.

Biografia

André Luiz de Matos Gonçalves é pós-doutorando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Sociedade, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutor em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), na linha de pesquisa de Políticas Públicas, Constituição e Organização do Estado, e Mestre pela Universidade Federal do Tocantins, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e a Escola Paulista de Magistratura (EPM).

O conselheiro possui ainda graduação no Curso de Comunicações pela Academia Militar das Agulhas Negras (1999) e graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2005). É conselheiro Titular da Segunda Relatoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) e fundador do Instituto de Direito Aplicado ao Setor Público (IDASP).

Foi oficial do Exército de 2000 a 2007, tendo alçado ao posto de Capitão; reitor da Universidade do Tocantins (UNITINS) no ano de 2010 e professor Universitário de Direito Constitucional. Ocupou o cargo de procurador efetivo do Estado do Tocantins, sendo Chefe da Consultoria Especial do Gabinete do Procurador-Geral e Procurador-Geral do Estado do Tocantins até junho de 2014.