Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Começa a 16ª Semana da Saúde no Tribunal de Contas do Tocantins

Começa a 16ª Semana da Saúde no Tribunal de Contas do Tocantins

176 Visualizações
Publicado: 13 de dezembro de 2021 - Última Alteração: 11 de janeiro de 2022

Tamanho da Fonte

Ação faz parte do Programa de Promoção de Qualidade de Vida

Foi aberta na tarde desta segunda-feira, 13, a 16ª edição do projeto Semana da Saúde e Qualidade de Vida, uma ação da Diretoria de Recursos Humanos por meio da Coordenadoria de Saúde do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). Os servidores se reuniram no hall de entrada da sede do TCE/TO para uma breve cerimônia de abertura da programação que vai até a próxima quarta-feira, 15. O diretor-geral, Flávio Brito, representou o conselheiro presidente da Corte, Napoleão de Souza Luz Sobrinho e falou da importância da ação.

Flávio ressaltou que as atividades constantes na Semana da Saúde têm como objetivo principal incentivar os servidores a refletirem sobre o estilo de vida e adotarem hábitos saudáveis. Considerando parte da necessidade de cuidados com a saúde, que não se limita ao físico, mas também ao psicológico de cada um, o diretor-geral anunciou uma nova palestra na programação, que vai acontecer na quarta-feira, 14, sobre saúde financeira com um consultor em investimentos e gastos.

Como parte da programação da Semana da Saúde, alguns serviços e produtos estão à disposição dos servidores no hall do prédio. Dentre os serviços, constam vacinação contra a Febre Amarela, Tétano, Influenza e a dose reforçou (terceira dose) da vacina contra a Covid-19; aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Atendimento em auriculoterapia, uma técnica milenar originária da Medicina Tradicional Chinesa, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. Se trata de um método pouco invasivo, o que vem aumentando a sua aceitação por parte dos pacientes.

Dentre os produtos em exposição para apresentação, constam suplementos farmacêuticos, manipulados artesanalmente (Farmácia Fórmula Mais), com degustação e vendas, e também produtos alimentícios naturais, como cookies feitos com polvilho caseiro sem glúten ou aveia e açúcar mascavo, produzidos e vendidos pela nutricionista Aurilene Rodrigues. O livro da especialista intitulado “Receitas Originais para a sua Saúde”, escrito em parceria com o naturopata José Lourenço, também está em exposição durante a Semana da Saúde.

Palestras

Neste primeiro dia de atividades da Semana da Saúde, o TCE/TO realizou duas palestras. A primeira foi com o tema “Alimentação e Prática Esportiva”, ministrada pela especialista em nutrição esportiva, Bruna Portilho. Ela abordou a alimentação individualizada, que leva em conta a realidade de cada paciente, horários, testes genéticos e de sensibilidade alimentar, dentre outros pontos.

A nutricionista também comentou sobre os benefícios da atividade física como a melhora do humor, da circulação, da qualidade do sono e do controle da ansiedade. Bruna Portilho ainda destacou o que comer antes e após o treino, fatores importantes, como ingestão de água e funcionamento do intestino e os tipos de dieta.

Na segunda palestra, o tema foi “Prevenção”, numa abordagem feita por duas acadêmicas do curso de Medicina. Laura Costa Gomes e Ana Luísa Borba Correa falaram sobre a importância da prevenção na promoção à saúde e da qualidade de vida. Elas destacaram os fatores de risco a exemplo da genética, idade, sobrepeso, ingestão de álcool e sódio e sedentarismo. Doenças crônicas, como diabetes, e os cuidados para frear a progressão da doença renal também pautaram a apresentação das acadêmicas.

Programação

Nesta terça-feira, 14, às 15h, acontecerá a palestra “Olhar no Futuro e a Saúde Financeira”, com o consultor Ricardo Augusto, graduado em Direito-UFT, Especialista em investimento pela Certificação ANBIMA e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A palestra será na sala 17, do Instituto de Contas 5 de Outubro.