Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Acadêmicos de Gestão Pública do IFTO de Gurupi visitam o Tribunal

Acadêmicos de Gestão Pública do IFTO de Gurupi visitam o Tribunal

305 Visualizações
Publicado: 18 de maio de 2022 - Última Alteração: 24 de maio de 2022

Tamanho da Fonte

Na primeira edição de 2022, alunos visitaram alguns setores do TCE

Na tarde desta quarta-feira, 18, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) realizou a primeira edição de 2022 do projeto Bem-Vindo ao Tribunal. A Corte recebeu os acadêmicos de Gestão Pública do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) campus de Gurupi, que conheceram alguns setores como o Memorial e o Instituto de Contas, participaram de exposições sobre as atribuições do TCE e acompanharam um trecho da sessão plenária, transmitida via Youtube.

O objetivo do projeto é promover maior aproximação do Tribunal com estudantes, por meio de visitas e exposições sobre o papel da Corte na sociedade. Ao todo, 22 alunos e quatro professores participaram da programação, guiados pela coordenadora do Memorial do TCE/TO, Márcia Barbosa Soares.

Alunos durante visita ao Memorial do TCE/TO

“Agradeço a visita de todos ao Tribunal e desejo que seja muito proveitosa. Esse contato é muito importante, pois vocês são formadores de opinião e podem transmitir o conhecimento para outras pessoas. O TCE estará sempre de portas abertas a todos”, saudou o presidente da Corte, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho durante a visita dos alunos ao Memorial. Lá, eles conheceram mais sobre a origem da Corte de Contas por meio da linha do tempo, da Lei Orgânica, do mural dos conselheiros, entre outros.

“Esta visita é um marco para nós que já estamos quase formando, pois estamos adquirindo mais conhecimento além do que já aprendemos no dia a dia da sala de aula. As explicações e os conceitos que nos mostraram aqui irão agregar ainda mais para a nossa aprendizagem”, explanou a acadêmica Millena Medeiros.

Para o professor José Wellington Abreu, que organizou a visita junto ao TCE, iniciativas como a do Bem-vindo ao Tribunal são essenciais para que os futuros profissionais de Gestão Pública possam, atrelado aos conhecimentos teóricos, complementar sua formação acadêmica com as vivências práticas, ao conhecer a história e o papel da Corte de Contas.

“A importância se dá também da formação como cidadãos conscientes da função social, que podem contribuir com a sociedade. A visita foi muito rica, esperamos estreitar ainda mais os laços com instituições públicas como o TCE, e que possamos voltar mais vezes”, ressaltou o professor.

Outro destino da visita foi o Ministério Público de Contas (MPC/TO), onde os alunos conheceram como é a rotina e a atuação do MPC, e assistiram ainda uma exposição da servidora Jucilene Barreira, que tirou dúvidas como a diferença entre os Ministérios Públicos e o papel do MPC/TO nas prestações de Contas.

Os estudantes conheceram ainda a Biblioteca Conselheiro José Ribamar Meneses, o acervo e o espaço que também é aberto para a sociedade em geral.

Acadêmicos acompanharam a sessão do Pleno e aprenderam soube Ouvidoria

Além das visitas, os estudantes participaram da exposição às atribuições da Corte, com a auditora de Controle Externo Lígia Cássia Braga, que pontou ainda que, “além de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, aqui no Tribunal focamos também na parte pedagógica, dando orientações aos gestores públicos e também à sociedade, fomentando assim o controle social”.

A assistente da Ouvidoria, Kamilla Sousa de Oliveira apresentou um pouco a Ouvidoria da Corte Tocantinense. “A ouvidoria vem para auxiliar o controle social e ampliar a comunicação entre a sociedade e o TCE”, destacou a servidora, que explicou também sobre os tipos de demandas e os prazos vigentes.