Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Aula magna de ministro do TCU marca lançamento de mestrado do TCE/TO

Aula magna de ministro do TCU marca lançamento de mestrado do TCE/TO

56 Visualizações
Publicado: 27 de janeiro de 2021 - Última Alteração: 28 de janeiro de 2021

Tamanho da Fonte

Curso é resultado de parceria com o governo do Estado, Unitins e Universidade Federal

A aula magna conduzida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, na manhã desta quarta-feira, 27, marcou o lançamento do mestrado idealizado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) em parceria com o governo do Estado, Unitins e com a Universidade Federal (UFT). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Corte do Youtube para as autoridades das instituições, professores e alunos. O tema do mestrado é “Desenvolvimento Regional com Ênfase em Controle Externo”.

A capacitação acontece na modalidade Mestrado Interinstitucional da UFT e terá duração entre 18 e 24 meses, com início das aulas previsto para março de 2021. As disciplinas serão ofertadas semestralmente, sendo o ano letivo composto por dois semestres. Foram ofertadas 25 vagas distribuídas da seguinte forma: dez para servidores da Corte de Contas, 12 para servidores do Poder Executivo Estadual e três para (técnicos e docentes) da Unitins.

Nesta parceria também espera-se desenvolver ainda atividades de pesquisa em temas como Controle Externo; Desenvolvimento Regional e Governança Pública, a partir de uma visão sistêmica, plural e crítica.

Lançamento

Durante o evento de lançamento, o presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, fez questão de ressaltar a importância da aproximação dos órgãos com as universidades, já que essas parcerias dão um salto no conhecimento e capacitação dos servidores. “É muito importante que nossos alunos entendam e desenvolvam projetos que tragam benefícios não somente para o controle externo, mas também para sociedade que é o nosso foco”, destacou o presidente.  

Já o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), José Roberto Torres Gomes, afirmou que esse mestrado é uma conquista não só do TCE, mas da sociedade tocantinense. “O conhecimento não é imaterial, não é abstrato, o conhecimento realiza. Quanto mais conhecimento, melhor você vai desenvolver suas funções. Desejo um bom mestrado a todos”.

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, também reconheceu a importância dessa conquista e frisou que “é uma satisfação poder contribuir para essa parceria entre as instituições por meio do mestrado, dando mais qualidade e aprendizado aos servidores, que poderão prestar um serviço melhor a sociedade”.

Quem também participou do lançamento foi o vice-governador Wanderlei Barbosa. “O governo do Estado manifesta sua felicidade por este mestrado, no qual estará qualificando não só servidores públicos, mas cidadãos tocantinenses, que prestarão sem sombra de dúvidas, serviços melhores a todos de nosso Estado”, destacou.

Ministro Augusto Nardes durante aula magna na manhã desta quarta-feira

Aula magna

O ministro do TCU Augusto Nardes falou sobre a importância da implementação da Governança nos órgãos públicos, assim como no Executivo, afim de não cometer equívocos e falhas, como ocorreram em Manaus, com o colapso por falta de oxigênio. “Se analisarmos a crise na saúde do Amazonas, vamos ver que as falhas são estruturais. Faltou avaliação de risco e organização desde o secretário, prefeito, governador e até a conduta do ministro da saúde está sendo investigada neste caso. Isso deixa claro que se não tivermos uma boa estratégia de governança, teremos problemas em qualquer administração”, exemplificou. 

O lançamento contou ainda com a presença do presidente eleito do TCE/TO, Napoleão de Souza Luz Sobrinho; dos diretores-gerais de Controle Externo e do Instituto de Contas, Dênia Maria Luz e Júlio Edstron Secundino Santos, respectivamente, reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos; secretário de Estado da Casa Civil, Rolf Vidal; coordenador do curso de mestrado, professor Waldecy Rodrigues; e coordenador do Programa a UFT de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, professor Alex Pizzio.

Veja aqui o vídeo completo do lançamento.