Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Aula magna marca início da pós-graduação em Análise de Dados de Controle

Aula magna marca início da pós-graduação em Análise de Dados de Controle

34 Visualizações
Publicado: 7 de novembro de 2020 - Última Alteração: 7 de novembro de 2020

Tamanho da Fonte

Especialização voltada aos servidores do TCE/TO começou nesta sexta-feira, 6

Com a aula magna sobre “Análise de Dados na prestação de contas públicas” aplicada pelo professor da Universidade Federal da Paraíba e auditor de Contas Públicas do TCE/PB, Josedilton Alves Diniz, teve início o curso de Especialização em Análise de Dados de Controle, fruto de uma parceria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC).

Durante a aula, que foi exibida ao vivo na tarde desta quinta-feira, 6, pelo canal do TCE/TO no Youtube (assista aqui a íntegra), o professor fez questão de destacar a necessidade de evolução nas auditorias e também a importância da atualização dos servidores.

“Naturalmente temos que entender qual o objetivo da auditoria e de que forma serão usados os dados que auditamos. O auditor tem que estar antenado e ligado em vários aspectos e não só nas conformidades. Ele tem que ter conhecimento em várias áreas e coloca-las para conversar e tirar informações disso. Hoje a sociedade cobra muito de nós, que fazemos o controle dos gastos públicos. Temos que avançar sempre com novos modelos de auditorias”, destacou Josedilton, que apresentou vários projetos desenvolvidos com análise de dados no TCE da Paraíba.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, também participou da aula e fez um retrospecto do trabalho realizado pela Corte tocantinense com vistas à continuidade da modernização. Ele ressaltou que esse curso voltado aos servidores é mais um passo para o aprimoramento do Controle Externo e de uma fiscalização cada vez mais eficaz em prol da sociedade.

“Fico muito feliz de lançar este desafio aos alunos, que não percam as aulas e se esforcem ao máximo, aproveitando toda sabedoria dos professores, porque é por meio do estudo e da capacitação que conseguiremos vencer as dificuldades e os desafios do nosso dia a dia”, enfatizou o presidente, lembrando que a parceria com o TCE da Paraíba já existe desde o início de 2019.

A aula magna também contou com a participação da professora doutora e coordenadora do curso, Glenda Michele Botelho. “Não tenho dúvidas de que será um excelente curso, pois temos professores gabaritados e que com certeza vão acrescentar e muito aos trabalhos desenvolvidos pela turma”. O mediador da live foi o professor da UFT Ary Henrique.

Especialização

O curso é destinado aos servidores do Tribunal de Contas e é coordenado pela professora doutora Glenda Michele Botelho, docente do Curso de Ciência da Computação e do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. A capacitação será realizada inicialmente, por meio de plataformas digitais por conta da pandemia.

A especialização foi concebida com o objetivo de capacitar os servidores para que possam propor e desenvolver projetos e protótipos de soluções na área de análise de dados aplicados contexto do TCE/TO, a partir das metodologias, técnicas e ferramentas abordadas nos componentes curriculares do curso.