Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Auditores de Controle Externo do TCE/TO fazem curso sobre metodologia BIM

Auditores de Controle Externo do TCE/TO fazem curso sobre metodologia BIM

252 Visualizações
Publicado: 26 de abril de 2022 - Última Alteração: 26 de abril de 2022

Tamanho da Fonte

Curso tem duração de 36 horas e é uma tecnologia moderna na fiscalização de obras pública

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) iniciou nesta terça feira, 26, o segundo módulo do curso de utilização da metodologia Building Information Modeling (BIM), voltada para infraestrutura rodoviária, aeroviária e ferroviária. A capacitação tem duração de 36 horas e é aplicada por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro.  O conteúdo é direcionado aos Auditores Externos da Corte de Contas e usa uma ferramenta que substitui a forma tradicional de como são elaborados os projetos, a execução e manutenção de obras.

“O objetivo da capacitação é qualificar e modernizar as auditorias nas obras da malha viária de uma forma geral”, afirmou o instrutor professor Edésio Elias, de Santa Catarina. Ele enfatizou que a metodologia BIM está em crescimento em todo o Brasil e traz diversos benefícios para melhorar o planejamento, a economia e os controle das obras.

Prática

Na prática, o curso transmite, de forma ampla e didática, os conceitos da metodologia, sua utilização no desenvolvimento de projetos principalmente de rodovias, usando ferramentas (softwares) BIM disponíveis no mercado atual de arquitetura, engenharia e construção.

De acordo com o Decreto Federal nº 1.036/2021, os projetos de obras sejam feitos por meio desse método (BIM) para que as gestões alcancem uma economia de até 30% nos gastos, tanto de edificações como da malha viária. O primeiro módulo do curso foi realizado em fevereiro deste ano e trouxe conteúdo voltado para edificações públicas. As aulas foram aplicadas pela professora, arquiteta e urbanista Luísa Ribeiro, também de Santa Catarina.