Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Alunos do IFTO aprendem na prática como são feitas as análises de pavimentação asfáltica pelo TCE

Alunos do IFTO aprendem na prática como são feitas as análises de pavimentação asfáltica pelo TCE

301 Visualizações
Publicado: 29 de novembro de 2022 - Última Alteração: 30 de novembro de 2022

Tamanho da Fonte

Parceria entre instituições proporciona momentos únicos a estudantes de Engenharia

A oportunidade de aprender na prática como são feitos os ensaios laboratoriais necessários para fiscalizações e acompanhamento de obras rodoviárias e de pavimentação asfáltica, realizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), foi vivenciada nesta segunda-feira, 28, por estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Palmas.

Os alunos do terceiro e quinto períodos de Engenharia, acompanhados do engenheiro e servidor do TCE/TO Flávio Vieira da Silva Junior, realizaram ensaios de tração por compressão diametral no cimento-asfáltico, de estabilidade e influência Marshall, teor de ligante no forno NCAT e uma explicação sobre o Rotarex e, pra finalizar, o ensaio de viscosidade Saybolt Furol.

“A ideia é passar para os alunos tudo que o TCE faz em parceria com IFTO em relação ao controle de qualidade das obras de pavimentação e, dessa forma, colocarmos uma sementinha dentro deles para que comecem a exercer o papel de fiscalizadores, atuando no controle social”, destacou Flávio Vieira.

Ainda de acordo com o Flávio, essa parceria entre TCE e IFTO tem proporcionado um trabalho de conscientização e aprendizado dos próximos engenheiros que  entrarão no mercado, para que estejam preparados para as novas tecnologias e todos os métodos de execução e vistorias de obras de pavimentação asfáltica.

“Com a evolução ao longo do tempo, as nossas cargas, os veículos e os carregamentos mudaram, com isso, a forma de se fazer pavimentação também mudou. Por isso, a importância desses futuros profissionais já saírem capacitados para o campo de trabalho é fundamental”, afirmou.

Cursando o quinto período de Engenharia, o aluno Augusto Rezende Pereira ressaltou que as aulas práticas proporcionam uma experiência positiva e que ficam registradas na memória. “Essa foi a primeira vez que participei de ensaios com material asfáltico e, com certeza, fará toda diferença no futuro. Vale destacar a importância do TCE realizar essa quantidade de testes para analisar a qualidade do material e dos serviços executados pelos gestores públicos”, pontuou.

Cooperação

O acordo assinado entre o Tribunal e o Instituto em novembro de 2018 prevê a cooperação técnico-científica entre as instituições para uso dos equipamentos de laboratórios especializados em geotécnica, materiais e estruturas do IFTO – Campus Palmas, nos processos de fiscalização de obras públicas no Tocantins.

O objetivo do acordo é fortalecer e aparelhar o TCE/TO, no exercício da sua missão em auditorias de obras públicas, uma vez que se fazem necessárias comprovações técnicas baseadas em ensaios laboratoriais, o que garante mais confiabilidade, eficiência e segurança nos pontos auditados e indicados em relatório.