Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Vídeoconferência detalha os procedimentos para implantação da Inteligência Artificial no TCE/TO

Vídeoconferência detalha os procedimentos para implantação da Inteligência Artificial no TCE/TO

11 Visualizações
Publicado: 18 de setembro de 2019 - Última Alteração: 18 de setembro de 2019

Tamanho da Fonte

Dando prosseguimento ao processo de implantação da Inteligência Artificial (I.A.) no sistema e-Contas, com enfoque na elaboração das decisões, e de Jurisprudência, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e a Universidade Nacional de Brasília (UNB) realizaram uma videoconferência na manhã desta quarta-feira, 18, para ultimar detalhes da celebração de convênio entre as duas instituições.

Participaram da videoconferência, o presidente, conselheiro Severiano Costandrade, o conselheiro substituto, Moisés Labre, o chefe de gabinete, Luciano Pereira, a diretora-geral de Controle Interno, Dagmar Gemelli, o diretor de Informática, Francisco de Assis dos Santos Júnior e a assessora de Normas e Jurisprudência, Khênia Rubia. Pela UNB estavam os professores Mamede Said, diretor da Faculdade de Direito da UnB e Henrique Araújo Costa, professor de Direito Processual Civil e Pesquisador de Direito e Tecnologia.


O presidente Severiano Costandrade ressaltou o valor da inovação com Inteligência Artificial para aprimorar o sistema de jurisprudência do TCE/TO. “Estamos levando esse projeto com muita seriedade porque ele representa um salto na evolução dos nossos trabalhos, pois sem esse viés tecnológico não é possível alcançar a modernização, agilidade e eficiência a que nos propomos e colocamos em prática”, disse o Conselheiro.


Para o professor Mamed Said, “a iniciativa do TCE/TO de buscar mecanismos tecnológicos modernos, como a inteligência artificial desenvolvida pela UNB, fará com que o Tribunal se destaque no universo de Cortes de Contas e vai abrir veredas para outros Tribunais.”

Inteligência Artificial


A I.A. desenvolvida pela UNB, no campo do Direito, representa inovação no atributo de executar com sucesso tarefas intelectuais, com rendimento extraordinário em diversas funções de forma viável e segura atendendo demandas da jurisprudência. A partir da sua implantação, por meio de convênio entre TCE/TO e UNB, o software terá um mecanismo próprio e eficaz utilizando de processos internos do início ao fim.