Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Videoconferência com o IRB alinha atividades de fiscalização

Videoconferência com o IRB alinha atividades de fiscalização

14 Visualizações
Publicado: 6 de setembro de 2019 - Última Alteração: 6 de setembro de 2019

Tamanho da Fonte

Presidente Severiano falou das novidades do Tribunal tocantinense

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), conselheiro Severiano Costandrade, a diretora geral de Controle Interno, Dagmar Gemelli, a assessora da presidência, Fernanda Peu e o diretor de informática, Francisco de Assis dos Santos Júnior, participaram de uma videoconferência na tarde desta sexta-feira, 6, com a diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB). 

 

Na pauta, um dos assuntos abordados foi o alinhamento das normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), para que as atividades de fiscalização dos Tribunais de Contas brasileiros tenham um padrão de qualidade internacionalmente aceito. 

 

Durante a videoconferência o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Ivan Lelis Bonilha, apresentou as seguintes ações para a aproximação com os tribunais de contas: capacitação à distância com os professores de George Washington para os TCEs através das Escolas de Contas; Mobilização dos Conselheiros sobre best value; auditorias operacionais em compras públicas, usando o método apresentado pelo Banco Mundial e Acordo STN: auxílio no GT3- Parâmetros Mínimos de Sistemas Financeiros. 

 

Na oportunidade os diretores trocaram algumas informações e o presidente do TCE/TO falou da inteligência artificial que será desenvolvida dentro da Corte Tocantinense. “ Vamos iniciar um trabalho junto com a Universidade de Brasília (UNB) para começarmos a elaborar o voto eletrônico dentro desta Corte, com os processos mais simples, como os de aposentadoria. Acreditamos que até julho do ano que vem nós já teremos o editor de texto na elaboração de decisões desta Corte”, finalizou o conselheiro.

IMG 5382