Universidade da Maturidade participa do 1º TCE de Portas Abertas de 2013

Tamanho da Fonte
Cerca de 50 alunos da Universidade da Maturidade (UMA) participaram, na tarde desta quarta-feira, 12, de mais uma edição do Projeto TCE de Portas Abertas. A iniciativa, primeira de 2013, é uma das ações do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins de estímulo ao Controle Social prevista no programa “Agenda Cidadã”.
Para o estudante Edval Borges, 66 anos, a visita ao TCE foi uma novidade. “Eu tinha uma ideia, mas muita coisa eu não sabia o que significava. Hoje, meu conhecimento foi ampliado”.
Dona Heloisa Dias, de 57 anos, se encheu de alegria ao dizer que “Este sim é um exemplo real de democracia e transparência”, quando falou sobre a importância do Tribunal de Contas.
Apresentar desta forma o Tribunal de Contas é uma prática interna desde 2010 e tem como objetivo aproximar a comunidade do órgão, por meio de visita técnicas. “Todos puderam compreender um pouco mais da história, do funcionamento e dos processos do Tribunal”, declarou a diretora geral do Instituto de Contas 5 de Outubro, Marilda Piccolo.
Um dos pontos altos da visita foi acompanhar de perto o funcionamento da sessão do Pleno, ocasião em que os estudantes puderam visualizar como é realizado o julgamento de contas públicas e o corpo de conselheiros em ação.
“Foi ótimo conhecer o trabalho do TCE, todos gostaram muito e agora sabemos como funciona” explanou a coordenadora de turma, Maria Margareth.
O TCE foi apresentado por meio dos seus diversos setores, entre parte administrativa e técnica. Os alunos também ganharam um kit com cartilha sobre a história da Corte de Contas tocantinense, jornal mensal e brindes, além disso, ao final puderam tirar dúvidas no que tange aos processos do Tribunal.