Mais que um momento cultural, o lançamento da Exposição de Crônicas: Um olhar sobre Palmas, nesta segunda, 24, no hall do TCE, ressaltou o talento e o clima agradável no ambiente de trabalho. O lançamento foi marcado pela presença de conselheiros, procuradores, auditores e servidores do TCE/TO, além de representantes das Academias Tocantinense e Palmense de Letras.
Após a apresentação do Coral de Contas, o Presidente José Wagner Praxedes fez as honras da casa e em seu discurso destacou a importância da valorização da cultura e a riqueza que a exposição possui: “A casa de Contas tem uma responsabilidade muito grande e às vezes tensa, receber crônicas e música, deixa o ambiente muito mais leve”.
“Crônicas são pensamentos soltos do cotidiano, são histórias que percorrem a cidade”, declarou a presidente da Academia Tocantinense de Letras, Mary Sônia Valadares, também servidora do Tribunal de Contas. Em sua fala, ressaltou ainda a necessidade de amar a cidade de Palmas. Ao falar sobre a exposição, afirmou: “Um momento cultural se percebe nos gestos das pessoas. É só observar as reações, os semblantes. Este momento caracteriza o avanço, desenvolvimento e progresso da sociedade Palmense”.
Presidente da Academia Palmense de Letras, Odir Rocha, ressaltou o clima agradável em que ele e os membros da APL foram recebidos no TCE. Comentou sobre o papel da Academia em cuidar da literatura Palmense, cuidar da língua portuguesa e declarou: “A exposição demonstra o grande amor que todos sentem por Palmas. Essas são as expressões pessoais de nossos companheiros”.
Ao todo são 24 crônicas, escritas pelos diversos membros da Academia Palmense, que falam sobre a cidade de Palmas numa visão pessoal e intimista. A exposição foi preparada para comemorar os 24 anos da cidade e fica no TCE até o dia 27 de junho. Segundo o Presidente da APL, Manoel Odir Rocha, as crônicas estão sendo expostas pela primeira vez e devem continuar revelando Palmas a novos olhares até o ano que vem.