Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal usa drone para fiscalizar construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros

Tribunal usa drone para fiscalizar construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros

99 Visualizações
Publicado: 29 de abril de 2020 - Última Alteração: 29 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Equipe realizou o trabalho em parceria com o IFTO

Uma equipe de fiscalização da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e serviços de Engenharia (Caeng), do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), realizou um trabalho de verificação do andamento da construção da nova sede do quartel geral do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, em Palmas.

 

Os engenheiros trabalharam com imagens coletadas por drone fazendo um levantamento simultâneo do desenvolvimento da obra que está sendo feita numa área de 43.750 metros quadrado, sendo que o prédio terá 3.557.79 metros quadrados, de acordo com o projeto. A obra foi contratada pelo valor de R$ 10.262.557,67.

 

A fiscalização concomitante tem o objetivo de aferir a efetividade e a qualidade dos serviços públicos prestados pelas unidades jurisdicionadas. O TCE/TO tem como missão garantir o efetivo controle externo, por meio de um sistema de fiscalização, orientação e avaliação dos resultados da gestão e das políticas públicas, em benefício da sociedade e a fiscalização em tempo real assegura que prejuízos sejam evitados.

 

O trabalho foi realizado pelos engenheiros do TCE/TO Thiago Dias de Araújo e Silva, coordenador da Caeng, José Ribamar Maia Júnior, Rômulo Aguiar Sousa e Daniel Prudente Junqueira, e contou com o apoio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Palmas, por meio do servidor Jonathas Pereira Rabelo.

 

O coordenador da Caeng, Thiago Dias, explicou que “o aerolevantamento da obra captura imagens com segurança em casos de área extensa para munir a fiscalização de documentação necessária ao acompanhamento do desenvolvimento da construção”. O quartel do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins está sendo construído na avenida Juscelino Kubitscheck, na direção à TO-080.

 

A fiscalização foi feita em duas etapas e com o apoio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) nos períodos de 22 a 24/04 e de 27 a esta quarta-feira, 29.