Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal de Contas recebe alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros de Palmas

Tribunal de Contas recebe alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros de Palmas

21 Visualizações
Publicado: 20 de junho de 2017 - Última Alteração: 20 de junho de 2017

Tamanho da Fonte

Visita faz parte do TCE de Portas Abertas em parceria com Grupo de Estudos de Direito da Ulbra

Com o objetivo aproximar os cidadãos do Tribunal de Contas, mostrando o papel e a história da instituição, o Programa TCE de Portas Abertas recebeu na tarde desta terça-feira, 20, os alunos do 9º ano do Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos (CEMIL).

 

O tour pelas dependências do Tribunal começou na sala das Sessões Plenárias, onde era realizada a 19ª Sessão da Primeira Câmara do TCE/TO. Os alunos puderam entender como é feita a apreciação e como são julgados os processos de prestações de contas dos entes fiscalizados pela Corte de Contas, os chamados jurisdicionados.

Em seguida, o grupo conheceu o Ministério Público de Contas, órgão que atua como fiscal da lei na defesa da ordem jurídica. Recepcionados pelo procurador-geral de Contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues, os alunos conversaram sobre o papel do MPC e tiraram dúvidas.

Para o Procurador-Geral é preciso despertar nesses estudantes, principalmente por serem jovens, o interesse pela fiscalização dos recursos públicos, pois o futuro do país depende de suas ações. “Vocês também precisam cobrar e entender que esses recursos são seus, devem ficar atentos quanto a sua aplicação e também acompanhar tanto o trabalho do MP de Contas quanto do Tribunal de Contas”, externou.

Parceria TCE/TO e CEULP-ULBRA

Os alunos também puderam aprender um pouco mais sobre o controle social através do Grupo de Estudos de Direito Administrativo da ULBRA (GEDA), coordenado pela professora e servidora do TCE/TO Dagmar Gemelli. Na palestra, foi abordado o funcionamento dos conselhos de Alimentação, Educação, Tutelar, dos Idosos e de Assistência Social, bem como o papel do cidadão na tarefa de fiscalizar os recursos públicos.

Para o Soldado Silva, que veio acompanhando os alunos, é um privilégio possibilitar a eles mais formas de agregar conhecimento e dar incentivos. “É uma grande satisfação poder trazer os alunos do CEMIL aqui. O colégio é localizado no Lago Sul, uma região de muita dificuldade para os meninos, falando financeiramente, então, para eles poder conhecer um lugar como o Tribunal de Contas, é um descobrimento fantástico, conhecer essa estrutura, poder aprender mais, isso com certeza vai ficar marcado na vida deles. As portas que se abrem para a nossa escola, para mostrar coisas novas são muito importantes”, expressou Silva.

 

Os alunos também conheceram o Memorial TCE/TO, lugar onde está guardada toda a história da construção do Tribunal de Contas até os dias atuais, além de visitar a Biblioteca conselheiro José Ribamar Meneses.

 

IMG 2247

 

IMG 2268

 

IMG 2303

 

IMG 2329