Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal de Contas lança o Agenda Cidadã 2019 nesta segunda-feira

Tribunal de Contas lança o Agenda Cidadã 2019 nesta segunda-feira

8 Visualizações
Publicado: 20 de setembro de 2019 - Última Alteração: 20 de setembro de 2019

Tamanho da Fonte

Apresentação do projeto acontece durante o encontro de atores do desenvolvimento que será realizado pelo Sebrae no auditório do TCE

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) lançará nesta segunda-feira,23, no auditório da Corte, a 12ª edição do projeto Agenda Cidadã, previsto para acontecer entre os dias 7 e 31 de outubro, em cinco regionais do Estado. O lançamento será dentro da programação do seminário – “Encontro Estadual de Atores do Desenvolvimento e Governança”, realizado pelo Sebrae-TO em parceria com a Corte de Contas. 

 

Neste ano, com o tema “Governança e Tecnologia – desafios e oportunidades”, o Agenda Cidadã está cheio de novidades a começar pelas cidades que abrigarão as regionais, são elas: Gurupi (7/10), Porto Nacional (10/10), Paraíso do Tocantins (21/10), Guaraí (24/10) e Araguaína (31/10). 

 

Dentre as várias ações que o projeto prevê, com cada instituição parceira levando aos encontros regionais atendimento ao cidadão, oficinas de capacitação, carretas de tecnologia, palestras e produtos do trabalho que exercem nas suas áreas, o Agenda leva à sociedade as ferramentas que permitem ao cidadão interagir com a Corte de Contas de forma fácil e ágil. 

 

O presidente da Corte de Contas, Severiano Costandrade, destacou a importância de dar continuidade ao Agenda Cidadã com o apoio de todos os parceiros para levar mais conhecimento aos municípios. “É importante abranger ações de interesse público e torná-las acessíveis. A corrupção não é o único problema na administração pública. Muitas vezes erros são cometidos por falta de conhecimento e resulta no uso inadequado do recurso público”, ressalta Severiano. 

 

Os gestores públicos também fazem parte do público-alvo do Agenda Cidadã, pois permite a eles acesso à mais conhecimento sobre as estruturas de tecnologia empreendidas pelo TCE para modernizar e agilizar o trâmite de processos, o atendimento e a orientação que são oferecidos a eles para também ser um auxiliador da governança no âmbito municipal.

 

Os agentes parceiros no projeto são governos Federal por meio da Controladoria-Geral da União, Estadual com a Controladoria-Geral do Estado, Sebrae, Fieto, Energisa e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO). 

 

Encontro Sebrae 

 

Com o objetivo de integrar os atores de desenvolvimento dos municípios do Estado do Tocantins, sensibilizando-os sobre a importância da aplicação da Lei Complementar n° 123/2006 como ferramenta de promoção do desenvolvimento local, bem como de apresentar boas práticas de gestão, o Sebrae-TO, realizará nesta segunda-feira, 23, às 9 horas, no auditório do TCE/TO, o “Encontro Estadual de Atores do Desenvolvimento e Governança”. O seminário sobre desenvolvimento e governança vai reunir prefeitos, gestores públicos e entidades públicas e privadas do Tocantins. 

 

Durante o evento o Sebrae ministrará a palestra: Sebrae e Municípios, parceria que gera desenvolvimento e apresentará o caso de sucesso do município de Paragominas – Pará, ministrado pelo prefeito Paulo Pombo e pela agente de desenvolvimento, Valquíria Senna, no painel: Paragominas – semeando trabalho, colhendo desenvolvimento.