Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal de Contas e UFT firmam parceria para projetos tecnológicos

Tribunal de Contas e UFT firmam parceria para projetos tecnológicos

18 Visualizações
Publicado: 9 de maio de 2019 - Última Alteração: 9 de maio de 2019

Tamanho da Fonte

Presidente da Corte e reitor da universidade se reuniram na tarde desta terça-feira,9, no TCE/TO

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) firmaram nesta quinta-feira, 9, um convênio para o desenvolvimento de produtos e projetos institucionais voltados para área tecnológica da Corte. A ideia é ajudar no controle externo e social e melhorar a fiscalização das políticas públicas aplicadas pelos municípios e pelo governo do Estado, além da divulgação dos trabalhos junto a sociedade, de forma clara e de fácil entendimento. A parceria também prevê a capacitação dos universitários por meio de cursos de extensão a serem realizados no Tribunal. 

 

O documento foi assinado pelo presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, pelo reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, o presidente de Instituto de Atenções às Cidades (IAC/UFT), professor Felipe de Azevedo Marques, o diretor do Instituto de Contas 5 de Outubro, Júlio Edstron Secundino Santos e pelo professor de Ciências da Computação e diretor de Tecnologia da Informação do IAC/UFT, Ary Henrique Morais de Oliveira. 

 

IMG 6892

 

Severiano destacou que a intenção da parceria é no sentido e minimizar custos e ao mesmo tempo promover cursos de extensão dentro do Tribunal para os universitários na área de tecnologia, fiscalização e outros setores. “Através dessa parceria estaremos desenvolvendo produtos importantes para fazermos não só o controle externo, mas também o social”, destacou o presidente. 

 

O conselheiro avaliou a parceria como muito positiva, já que a UFT é uma universidade de excelência e vem atendendo a sociedade com serviços de graduação, extensão e pesquisa. “É importante que o Tribunal se aproxime da academia, não só no aspecto de trazermos as tecnologias, mas também para que fique conhecido entre os alunos que são formadores de opinião”, pontuou.

 

Parceria

 

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, destacou que essa parceria irá proporcionar tanto ao Tribunal quanto a universidade a criação de produtos de interesse público, aproveitando a expertise de profissionais dos dois lugares. “O objetivo maior é que ao final da criação desses produtos eles tenham um alcance social e que a sociedade possa ser beneficiada com esse trabalho”, ressaltou o reitor.

 

IMG 6954

 

Bovolato afirmou que está muito feliz pela parceria. “Para nós é um grande portal de visibilidade. A universidade se sente honrada com a confiança do Tribunal depositada no nosso trabalho. Isso para universidade é bastante positivo, já que teremos o envolvimento de professores, alunos e pesquisadores”, destacou. 

 

Também participaram da reunião a diretora-geral do Controle Externo do TCE, Dênia Maria Almeida da Luz, o diretor-geral de Administração e Finanças, Heliar Rosa Peu, o diretor de Informática, Francisco de Assis e o chefe de gabinete da presidência, Marcelo Olímpio Carneiro Tavares.