Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCU orienta gestores sobre levantamento inédito em Saúde

TCU orienta gestores sobre levantamento inédito em Saúde

5 Visualizações
Publicado: 15 de março de 2016 - Última Alteração: 15 de março de 2016

Tamanho da Fonte

Trabalho vai envolver todos os estados e municípios brasileiros

Estão disponíveis para preenchimento, até dia 15 de abril, os questionários que compõem o levantamento nacional em Governança e Gestão em Saúde. Para orientar os gestores do Estado e municípios sobre esse levantamento foi realizado, na manhã desta terça-feira, 15, um encontro com secretários e membros dos conselhos Estadual e municipais de saúde.

As explicações e as respostas de dúvidas foram conduzidas pelo auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Jonas Lira. “Estivemos aqui hoje para orientar todos esses atores envolvidos de como se dará o processo de resposta dos questionários e apresentar os principais conceitos envolvidos na governança e na gestão da saúde no Brasil”, explicou. 

Um dos pontos de destaque da apresentação do auditor foi quanto à seriedade no preenchimento do questionário. “A questão da fidedignidade do nível das respostas é muito importante. Até porque nós queremos firmar um grande retrato da governança e gestão da saúde”, frisou. 

A finalidade do Levantamento também foi pauta do evento. Jonas Lira explanou que o objetivo da ação é divulgar o tema governança e gestão em saúde para as organizações participantes, incentivando assim uma mudança de comportamento dos envolvidos nas políticas públicas de saúde em todo o país. “Também queremos Identificar os pontos mais vulneráveis no tema e induzir melhorias”, acrescentou.

O auditor mostrou ainda a diferença entre governança e gestão. Após conceituar as duas definições, concluiu: “governança diz o que fazer e gestão define como fazer”.

Sobre o resultado do levantamento, o auditor disse que serão divulgados de forma agregada, consolidada e que, entre as etapas do trabalho, está o feedback, ocasião em que todos os gestores terão retorno com orientações do TCU. “Nós queremos ajudá-los a contribuir com o aprimoramento do sistema público de saúde”, completou. 


TCE/TO

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro Manoel Pires dos Santos, agradeceu a expressiva participação dos gestores tocantinenses. “É muito importante o envolvimento de cada um dos senhores para que possamos fazer um diagnóstico preciso da saúde e implementar diretrizes que venham ao encontro das necessidades da população”, ressaltou.

O conselheiro Severiano Costandrade, relator responsável pela fiscalização no âmbito da saúde estadual, também participou do evento e enfatizou: “não podemos aceitar que recursos da saúde sejam destinados a gastos que não atendem à sociedade”.

A expectativa do Tribunal de Contas da União é divulgar o desenho de um grande painel sobre a situação de governança e gestão em saúde para que se possa realizar orientações aos atores na área da saúde quanto as suas atividades e assim aprimorar o desempenho da prestação do serviço de saúde quanto à eficiência, eficácia, efetividade


Levantamento Nacional em Governança e Gestão em Saúde

O Levantamento é uma realização conjunta do Tribunal de Contas da União e mais 26 Tribunais de Contas estaduais e municipais, bem como da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB) e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems.

DSC 3912

DSC 3957

DSC 4029

DSC 4022