Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO recebe visita de alunos da Escola Municipal Henrique Talone

TCE/TO recebe visita de alunos da Escola Municipal Henrique Talone

8 Visualizações
Publicado: 3 de maio de 2016 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

A iniciativa faz parte dos projetos “TCE de Portas Abertas” e “Formação de Agentes de Controle Social”

Turma expressiva e animada, composta por 38 alunos do 9º ano da Escola Municipal Henrique Talone, percorreu as dependências do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), na tarde desta terça-feira, 3. A visita dos estudantes faz parte de dois programas do Tribunal. O TCE de Portas Abertas e o projeto Formação de Agentes de Controle Social para alunos de escolas públicas de Palmas, que conta com parceria do Grupo de Estudos de Direito Administrativo (GEDA), do CEULP/ULBRA.

No primeiro momento, a assessora especial do TCE/TO e coordenadora do GEDA, Dagmar Gemelli, explicou aos alunos como funcionam os Controle Externo e Interno e, o mais importante, o Controle Social, que é exercido pela própria sociedade.  “Todos que gerenciam o dinheiro público têm a obrigação de prestar contas. E é no Controle Social que o cidadão pode denunciar se as ações do Governo estão sendo realizadas de forma correta”, ressalta.

 

Em seguida, foi a vez dos integrantes do GEDA, os acadêmicos do curso de direito do CEULP/ULBRA apresentarem como esse Controle Social é realizado. O universitário Evandro Carlos discorreu sobre o Conselho de Educação, o Pedro Evaristo falou do Conselho de Alimentação e o universitário, Alcides Junior Ferreira, do Conselho Tutelar, além de informar aos alunos os endereços e contatos desses conselhos.

 

Evandro Carlos declarou que “esse momento proporciona acessibilidade ao conhecimento, por parte desses alunos, desses jovens e adolescentes. Há muita coisa que acontece, seja no âmbito municipal, estadual ou federal que esses alunos estão aquém, então, quando nós trazemos para esses alunos esse conhecimento, damos a eles a oportunidade de ter uma visão real do que acontece no âmbito de trabalho dos governantes”, finalizou.

Depois da palestra, o roteiro continuou pela biblioteca, onde os alunos puderam ver o acervo de livros do TCE/TO e adquirirem exemplares literários por meio do projeto Bookcrossing.

 

Também como parte da visita, foram ao Memorial de Contas conhecer um pouco da história do Tribunal e, antes de se despedirem, foram recebidos pelo conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho na sessão da Segunda Câmara.

 

A professora Clésia Maria Vieira, que acompanhou os alunos da Henrique Taloni, enfatizou a importância desta visita na construção do aluno como um agente social. “Como nós trabalhamos com a formação de cidadãos é necessário que nossos alunos conheçam a estrutura social e organizacional, conhecer nossos órgãos que regem as leis do estado e municípios, para que eles sejam cidadãos ativos e participativos na construção da sociedade’ explicou Clésia.

 

Fábio Hirooka Júnior, aluno da escola visitante, já pensando em sua formação profissional, disse que acha essa participação muito importante. “Como eu pretendo ser um advogado futuramente, isso acaba sendo uma forma de ajudar”, declarou.