Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO recebe estudantes do CEM Castro Alves

TCE/TO recebe estudantes do CEM Castro Alves

7 Visualizações
Publicado: 2 de junho de 2016 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

O Projeto TCE de Portas Abertas continua dando espaço a jovens estudantes que se interessam em conhecer o trabalho do Tribunal de Contas do Tocantins. Nessa edição, realizada no primeiro dia do mês, foram trinta alunos participantes do Centro de Ensino Médio Castro Alves. O grupo veio acompanhado da orientadora do colégio, Nildete de Souza Monteiro e da professora Silvana Andrade Rocha.

 

A recepção aconteceu na sala do Pleno, com a presença do presidente, conselheiro Manoel Pires e os demais membros da Corte. Em seguida, os alunos foram direcionados ao memorial TCE/TO, onde foram acolhidos pela servidora Márcia Barbosa, que repassou à turma um pouco da história do Tribunal.

 

Para a orientadora, Nildete de Souza, é de grande valia conhecer o TCE e todo o seu acervo. “É muito gratificante estar aqui, pela memória guardada, por essa quantidade de haveres que relembram toda a história do Tribunal de Contas”, relatou.

 

Ao saírem do Memorial os estudantes conheceram a biblioteca conselheiro José Ribamar Meneses, ocasião em que puderam apreciar o material disponível, além de levar para casa um dos livros que fazem parte da rede internacional de incentivo à leitura Book Crossing. O conselheiro substituto Orlando Alves da Silva fez uma doação à biblioteca do CEM Castro Alves, com um livro de sua autoria, “Controle Interno na Administração Pública”.

 

Marcos Vinicios Dias Laranjeira, estudante do 2º ano do CEM Castro Alves, ressaltou o quanto essa visita agrega conhecimentos. “Aqui eu pude conhecer mais sobre onde nasci, me trouxe mais informações sobre onde vai parar o dinheiro público e tenho um amplo conhecimento histórico do Tocantins e por onde tudo começou”, disse.

 

A visita englobou também o projeto Grupo de Estudantes de Direito Administrativo – GEDA, em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA. Diogo, Maria Rosana, Isabella Lindsy, Melisa, Maiely e Evandro, alunos que integram a equipe GEDA, realizaram palestra sobre o “Controle Social: a participação da comunidade no poder público”, na qual mencionaram relevância e o funcionamento dos conselhos Tutelar, de Educação e Alimentação Escolar, abrindo espaço para todos os visitantes sanarem suas dúvidas e incentivando a participação.

 

“É de muita importância essa participação, essa curiosidade de conhecer mais sobre o Estado do Tocantins e sua legislação. A visita é um estímulo para esses alunos, que irão futuramente representar nosso Estado e até mesmo o nosso País”, enfatizou a professora Silvana Andrade Rocha.