Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO recebe consultor do 15º Prêmio Innovare

TCE/TO recebe consultor do 15º Prêmio Innovare

32 Visualizações
Publicado: 23 de maio de 2018 - Última Alteração: 23 de maio de 2018

Tamanho da Fonte

Reuniões buscaram ajustar e atestar as práticas dos projetos inscritos no certame.

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) recebeu, na tarde desta terça-feira,22, o consultor do Instituto Innovare, Altivo José da Silva Júnior, que realiza visita técnica aos estados de Goiás e Tocantins, para a avaliação dos projetos inscritos no 15º Prêmio Innovare. Esse ano o TCE/TO concorre ao prêmio com dois projetos: Planejamento Estratégico de Brejinho de Nazaré e o CidadaniAtiva.

 

“O primeiro objetivo é trazer a pessoalidade do Instituto Innovare até os autores das práticas e verificar, através dessa nossa visita técnica, alguns pontos em relação a autoria, inserir alguns dados que não foram inseridos no ato da inscrição e, por fim, atestar o funcionamento das práticas”, explicou o consultor.

 

A primeira reunião ocorreu com o conselheiro José Wagner Praxedes, que responde pela 3º Relatoria, acompanhado do chefe de gabinete, Sandro Rogério Ferreira, do assessor de gabinete, Leidvon Welles Santos, e do secretário de Administração de Brejinho de Nazaré, Jonas Aires da Silva. Na oportunidade, foram pontuados todos os assuntos relacionados ao Planejamento Estratégico de Brejinho de Nazaré.

 

IMG 6442

 

No segundo encontro, o presidente em exercício, conselheiro Severiano Costandrade, fez uma apresentação prévia sobre o CidadaniAtiva, representando a idealizadora da iniciativa, conselheira Doris de Miranda Coutinho, que não pode comparecer à reunião. Os detalhes do projeto foram mostrados pelo assessor, André Pugliese.

 

IMG 6493

 

IMG 6515

 

Projetos Inscritos

 

Planejamento Estratégico de Brejinho de Nazaré

 

A iniciativa consiste na implantação do Planejamento Estratégico da prefeitura de Brejinho de Nazaré, objetivando a eficiência e qualidade do serviço público. O projeto começou no início de 2017, com a realização de diversas reuniões, das quais participaram as equipes da prefeitura de Brejinho de Nazaré e do TCE/TO, além da própria comunidade.

 

O primeiro reflexo observado na implantação dessa prática foi a redução de aproximadamente 30% das despesas no orçamento de 2018, fruto da racionalização administrativa e desburocratização.

 

Posteriormente, foram apresentados outros resultados positivos, com destaque para o aumento de mais de 100% nas compras institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos, beneficiando os pequenos produtores rurais do município, bem como a redução de 7,2% do número de famílias em situação de vulnerabilidade e baixa renda e o aumento de 29% da arrecadação própria.

 

Todo esse trabalho está criando uma cultura de educação e planejamento na administração municipal, contribuindo com a transparência da gestão e possibilitando uma maior integração com a sociedade organizada. A intenção é levar o projeto para outros municípios.

 

CidadaniAtiva

 

Lançado em Palmas (TO) e Salvador (BA), em 2017, o CidadaniAtiva busca incentivar a participação política dos jovens para uma mudança próspera e, principalmente, democrática. Um convite à juventude para refletir sobre o futuro do Brasil.

 

Desde o seu lançamento, já foram realizados três encontros, sendo eles em Palmas e Salvador (BA), atingindo público total de mais de mil estudantes do ensino médio e superior.

 

Além disso, o projeto foi tema de conferência técnica na 32ª edição da “Annual International Trainning Conference”, realizada em Miami neste mês. A palestra, intitulada de “O Projeto ‘CidadaniAtiva’ – Participação social e engajamento político de cidadãos em tempos de crise na democracia”, demonstrou o desenvolvimento da ação.A conferência reuniu representantes de mais de 30 países em desenvolvimento, além dos EUA e Canadá.

 

Este ano, ainda, o CidadaniAtiva deve ser levado aos estados de Goiás, Ceará, Paraná e Alagoas, além de um convite para apresentação em Honduras.