Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO mobiliza redes sociais para proteger o meio ambiente

TCE/TO mobiliza redes sociais para proteger o meio ambiente

11 Visualizações
Publicado: 5 de junho de 2019 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Desafio da Máscara lançado pela ONU e encampado pelo TCE/TO mobiliza servidores e internautas

E na onda de encorajar as pessoas a promoverem ações de proteção ambiental em todo planeta, o Desafio da Máscara lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho, e encampado pelos servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), ganhou grandes proporções nas redes sociais, com atitudes nobres em prol da causa.

 

A campanha da Corte de Contas mobilizou vários seguidores nas redes sociais, dos quais foram desafiados e desafiaram amigos a firmarem compromisso por um ar mais limpo. O alcance foi tão grande, que o perfil do Instagram da ONU republicou as ações desenvolvidas pelo TCE/TO na rede social.

 

Vários setores do Tribunal se organizaram e adotaram como compromisso a carona compartilhada, como os servidores do Recursos Humanos (RH), Dulce Barbosa, Weila Brito, Diego Dias e Matheus Campos, que vieram trabalhar todos juntos em um só carro, cumprindo o desafio e ajudando o meio ambiente com menos poluentes lançados no ar.

 

materia2

 

Assim como o pessoal do RH, a galera do setor de Tecnologia da Informação (TI), se dividiu em turmas e compartilhou os carros para chegar até à Corte de Contas. Já as servidoras do setor da Saúde, Marleide Aguiar e Janaina Araújo aceitaram o desafio e ficaram sem comer carne em prol do meio ambiente.

 

Com o compromisso de reduzir o consumo de papel, o presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade, também aderiu ao Desafio da Máscara. “Através de uma campanha como esta as pessoas brincam e ao mesmo tempo estão mostrando a seriedade e a necessidade que temos em proteger o meio ambiente. E as redes sociais são fundamentais para ajudar na divulgação deste tipo de ação”, destacou Severiano.

 

Redes sociais

 

E os internautas, seguidores do Tribunal de Contas nas redes sociais, foram desafiados e se engajaram nesta ação de fazer o bem ao planeta. Exemplo disso, é a servidora pública Kizzy de Morais, que já foi trabalhar de bicicleta hoje.  

 

KizzyKizzy Bike

 

Outra que também aderiu ao desafio e se comprometeu de ir treinar a pé e cumpriu, foi o jornalista Alessandra Barcelar: “Deixando para trás o carro e a emissão de CO2. Por um mundo com ar mais puro”, destacou nas redes sociais.

 

Alessandra BacelarAlessandra Bacelar2

 

E o Desafio da Máscara atravessou fronteiras. A pequena Chloe Salgado, 9 anos, que mora nos EUA, se comprometeu a reduzir o consumo de plástico. “A vida na terra não precisa de nós…nós precisamos da terra. Vamos protegê-la com menos plástico que polui nosso oceano”, destacou a jovem americana.

 

Chloe Bianchi

 

Afinal, essa mobilização toda é por uma causa nobre, já que 9 em cada 10 pessoas no mundo respiram ar poluído, segundo dados divulgados essa semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Desafio da Máscara

 

O Desafio da Máscara é uma campanha da ONU Meio Ambiente de 2019 que incentiva as pessoas, do mundo inteiro, a aparecerem nas redes sociais com o nariz e a boca cobertos (por um lenço, por exemplo). No post, era preciso informar qual compromisso seria assumido e cumprido no Dia do Meio Ambiente (5 de junho) por um ar mais limpo. O internauta também teria que desafiar  mais três amigos a fazer o mesmo marcando a @ de cada um.

 

A seguir, confira o engajamento dos servidores e internautas na causa em prol do meio ambiente.