Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO lança concurso de vídeos pelo celular “Fiscalize em 1 Minuto”

TCE/TO lança concurso de vídeos pelo celular “Fiscalize em 1 Minuto”

7 Visualizações
Publicado: 17 de maio de 2018 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Iniciativa faz parte da programação da Semana do Controle Social

Durante a abertura oficial da Semana do Controle Social do TCE/TO, realizada na sessão plenária, na tarde de quarta-feira, 16, foi lançado o concurso de vídeos “Fiscalize em 1 Minuto”. As inscrições começam dia 11 de junho e tem como premiação um smartphone de última geração.

O presidente do TCE, conselheiro Manoel Pires dos Santos, destacou que a Semana do Controle Social homenageia uma lei importante. “Para comemorar o aniversário de 6 anos da Lei de Acesso à Informação, estamos lançando o concurso ‘Fiscalize em 1 Minuto’ para os cidadãos ajudarem o Tribunal de Contas na fiscalização do dinheiro público”.


A fala do presidente Manoel Pires, além de ser acompanhada pelos internautas na transmissão ao vivo da sessão do Pleno, também foi assistida presencialmente pelos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Riachuelo do município de Oliveira de Fátima que visitaram o Tribunal dentro da programação da Semana do Controle Social.


Depois de participarem da sessão, o grupo de alunos conheceu o Memorial TCE/TO, local de preservação da memória da Corte de Contas tocantinense, “É a minha primeira vez dentro de um museu, que descobri que não é um lugar de coisas velhas, mas que preserva o conhecimento”, relatou a estudante Alice Lopes.


Os alunos também visitaram Biblioteca conselheiro José Ribamar Meneses. Lá foram convidados a frequentar o espaço e usufruírem de todo o acervo, tanto físico quanto digital. As professoras Lívia de Almeida Rocha e Vitória Botelho Sertão receberam um kit de livros que abordam o tema Controle Social.


Para que os estudantes compreendessem o significado do Controle Social, os universitários Evandro Carlos, Tainara Dias, Eliane Techtrop, Irene Fontes, Carolina Ferreira e Hellen Reis que compõem o Grupo de Estudo de Direito Administrativo da ULBRA (GEDA), explicaram as funções dos conselhos municipais de educação, alimentação, assistência social, tutelar, saúde e dos direitos da pessoa idosa.


A ação visa fortalecer e promover ações participativas com a comunidade em geral divulgando a importância do controle social para a prevenção e combate à corrupção.


Concurso Fiscalize em 1 Minuto

De acordo com o regulamento, os vídeos inscritos deverão ter no máximo um minuto e serem inéditos, gravados em aparelho celular e autorizados pelo autor de modo que estejam disponíveis para livre visualização e reprodução do público em geral. A inscrição é individual, mas pode ter orientação ou construção coletiva. Cada participante poderá concorrer com até dois vídeos.


Os vídeos serão classificados de acordo com os seguintes critérios de avaliação: aderência ao tema, qualidade do roteiro, qualidade de vídeo e qualidade de áudio.