TCE/TO e TCE de Rondônia trocam experiências para desenvolver Sistema de Jurisprudência
Tamanho da Fonte
Servidores discutiram sobre a ferramenta por videoconferência
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) trocaram experiências por videoconferência, na manhã de quinta-feira, 30, sobre o Sistema de Jurisprudência que está sendo desenvolvido em ambas as Cortes.
De acordo com a Assessora de Normas e Jurisprudência do TCE/TO, Khenia Rúbia Franco Nunes, durante a reunião, o TCE de Rondônia apresentou dois sistemas importantes.
“O primeiro a ser apresentado foi o de estruturação de acórdãos, o qual serviu de base para o desenvolvimento do sistema de jurisprudência. Eles nos mostraram as funcionalidades das ferramentas. O de jurisprudência foi inspirado nos modelos do TCE/PR e do STJ, já o de acórdãos foi desenvolvido por eles”, explicou.
A assessora destaca ainda que o sistema do TCE/TO já está em fase de desenvolvimento, com entrega da primeira fase prevista para o início do segundo semestre.
“A vantagem é que o nosso sistema de jurisprudência e estrutura de acórdãos já estarão inseridos dentro do novo e-Contas”, ressaltou a assessora, informando ainda que a implantação do Vocabulário de Controle Externo (Tesauros) está sendo adaptada para os termos técnicos adequados à Corte.
“Esta videoconferência foi muito produtiva para que o departamento de TI (Diretoria de Tecnologia de Informação) pudesse ter referências de como esses diferentes sistemas devem interagir com o processo eletrônico”, finalizou Khenia Franco.
Participaram da reunião, o presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, os assessores de Normas e Jurisprudência do TCE/TO, Marcelo Henrique de Andrade Moura e Matheus Mizota Ramos, a coordenadora da secretaria do Pleno, Glenda Fabrinne Ferreira, a coordenadora de desenvolvimento de sistemas, Elizabeth Maria Martinho da Silva Rodrigues, o coordenador de administração de redes, Márcio Martins Costa, o desenvolvedor, Manoel Tavares de Oliveira Júnior, e os servidores de Tecnologia da Informação e Jurisprudência do TCE- RO.