Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO e IFTO firmam acordo de cooperação

TCE/TO e IFTO firmam acordo de cooperação

18 Visualizações
Publicado: 27 de novembro de 2018 - Última Alteração: 27 de novembro de 2018

Tamanho da Fonte

“A aproximação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins com a academia é de fundamental importância, tendo em vista a expertise das instituições de ensino”. Assim o conselheiro vice-presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, que está respondendo pela presidência do órgão, resumiu a importância da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). A formalização do convênio ocorreu na tarde desta segunda-feira, 26, na sala de reuniões do gabinete da presidência.

 

Objetivo

O acordo prevê a cooperação técnico-científica entre as instituições para uso dos equipamentos de laboratórios especializados em geotécnica, materiais e estruturas do IFTO – Campus Palmas, nos processos de fiscalização de obras públicas no Tocantins.

 

De acordo com o documento, “essa cooperação irá fortalecer e aparelhar o TCE/TO, no exercício da sua missão em auditorias de obras públicas, uma vez que se fazem necessárias comprovações técnicas baseadas em ensaios laboratoriais”, o que garante mais confiabilidade, eficiência e segurança nos pontos auditados e apontados em relatório.

 

Além do conselheiro Severiano Costandrade, também estavam presentes, o diretor-geral do Instituto, campus Palmas, Wendell Eduardo Moura Costa; o diretor de extensão, Frank Toshimi Tamba; o coordenador de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia do TCE/TO, Flávio Brito; e o auditor de Controle Externo da Corte e professor do Instituto, Thiago Dias.

 

No fim da reunião, o conselheiro ressaltou que este pode ser o primeiro passo, demonstrando que novas parcerias podem surgir. “Esperamos ter novos frutos, a exemplo de capacitação de agentes públicos em áreas importantes, como a de licitação, por exemplo. Precisamos formar e certificar as equipes que atuam na gestão pública, garantindo um aprendizado contínuo”, disse.

 

IMG 0663