Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO e ATM conhecem projeto catarinense de suporte técnico na área de obras públicas

TCE/TO e ATM conhecem projeto catarinense de suporte técnico na área de obras públicas

16 Visualizações
Publicado: 24 de julho de 2019 - Última Alteração: 24 de julho de 2019

Tamanho da Fonte

Objetivo é que o mesmo modelo seja implementado no Tocantins

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro Severiano Costandrade, juntamente com o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Soares Mariano, o coordenador de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia do TCE/TO (Caeng), Flávio Brito, e a assessora Fernanda Peu, realizaram uma visita técnica à Federação Catarinense de Municípios (FECAM), em Florianópolis/SC. Foram dois dias intensivos de reuniões finalizadas nesta sexta-feira, 24. 

 

DSC 0278

 

A equipe foi conhecer de perto um projeto implementado pela FECAM, em parceria com outras instituições, que oferece suporte técnico aos municípios catarinenses, em especial na área de obras, e vem apresentando resultados satisfatórios como economia aos cofres públicos.

O objetivo é que o mesmo modelo seja implementado no Tocantins pela ATM. O Tribunal de Contas do Estado, por meio do Projeto TCE + Ação, será um facilitador junto aos jurisdicionados.

O “Projeto ATM – Gestão de Obras Municipais” ajudará na elaboração de projetos de engenharia, planilhas orçamentárias, cronograma físico-financeiros para subsidiar os procedimentos licitatórios facilitando e dando segurança ao gestor municipal.

O coordenador da Caeng, Flávio Brito, acredita que essa forma de trabalho, por meio do associativismo, “deverá melhorar tanto a qualidade e a execução das obras como a fiscalização”, pontuou. 

Participantes

Também participaram da reunião de apresentação do projeto, a assessora técnica em Gestão de Convênios da FECAM, Natasha Moresco, bem como representantes de diversas associações municipais, a exemplo da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) e Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL).

 

DSC 0279