Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO capacita policiais federais do Tocantins

TCE/TO capacita policiais federais do Tocantins

10 Visualizações
Publicado: 7 de março de 2018 - Última Alteração: 7 de março de 2018

Tamanho da Fonte

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) promoveu, na tarde desta quarta-feira, 07, oficina prática para os servidores da Polícia Federal (PF). O objetivo é capacitar os policiais para a utilização dos bancos de dados disponibilizados pela Corte de Contas.

 

IMG 2033

 

Ao apresentar o Cadastro Único das Unidades Jurisdicionadas (Cadun) e o Portal de Consulta Pública de Processos, o e-Contas, o conselheiro substituto Moisés Vieira Labre ressaltou que a alimentação dos dados nos sistemas do Tribunal de Contas é de responsabilidade dos jurisdicionados. “A partir de hoje vocês terão acesso irrestrito aos sistemas, mas caso seja necessária uma apuração específica, o Tribunal estará disponível para somar”, pontuou o conselheiro substituto.

 

A importância do trabalho conjunto de um órgão de fiscalização com um órgão investigativo irá influenciar positivamente as futuras investigações, avaliou o delegado Heleno Medeiros. “Essa capacitação faz com que nós possamos entender melhor que tipo de demanda a gente precisa fazer ao TCE/TO e que estabelecemos nesse canal, a solução para eventuais dúvidas, poupando tempo e dando mais efetividade, produtividade, às pesquisas e às informações para o bom andamento do serviço da Polícia Federal”, complementou o delegado.

 

O perito da PF, Koichi Ouki, disse que a instituição ganha produtividade. “O acesso vai facilitar o contato das informações disponibilizadas pelo TCE. Antes, tínhamos que lidar com a papelada e levava tempo, hoje com a facilidade de fazer os cruzamentos, através da informática a nossa produtividade vai aumentar muito” relatou o perito.

 

IMG 1948

 

O analista de sistemas da Coordenadoria de Acompanhamento Contábil e Gestão Fiscal, Warley Ferreira Gois, apresentou todas as funcionalidades do Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública (Sicap) na modalidade Contábil e na Análise Conclusiva do Controle Interno (ACCI).

 

IMG 1986

 

As especificidades do Sicap, na modalidade de Licitação, Contratos e Obras (LCO), foi explicado pelo auditor da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, Thiago Dias de Araújo e Silva.

 

IMG 2014

 

Já as informações do Sicap, modalidade Atos de Pessoal, foram repassadas pela coordenadora de Controle de Atos de Pessoal, Fernanda Almeida e pelo chefe de divisão, Fábio Alan de Sousa.