Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE realiza Encontro para contadores

TCE realiza Encontro para contadores

33 Visualizações
Publicado: 27 de junho de 2013 - Última Alteração: 27 de junho de 2013

Tamanho da Fonte

Cerca de 200 profissionais compareceram ao evento.

Com a finalidade de capacitar, tirar dúvidas e orientar, o TCE/TO reuniu aproximadamente 200 contadores de vários municípios do Tocantins. O encontro aconteceu na tarde desta quinta, 27, no auditório do Tribunal, e contou com a presença de autoridades do TCE e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/TO).

 

O Presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes conversou com os contadores, reforçou a importância da capacitação, lembrando que a maioria teve a oportunidade de participar das orientações do programa “Agenda Cidadã”, realizado em abril. Por fim, afirmou: “Vamos andar juntos e fazer dar certo. Conselheiros, Tribunal e Contadores”.

 

Ao falar sobre a importância do contador na transparência dos processos públicos a Conselheira e Coordenadora da comissão de estudos para a melhoria do módulo contábil do Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública (SICAP), Doris de Miranda Coutinho declarou: “Não há gestão pública de qualidade que não passe pela contabilidade”, ela lembrou ainda que “O SICAP é uma ferramenta importantíssima e no Brasil não há um sistema igual ao do Tocantins” ao final, a Conselheira destacou que o objetivo do Tribunal não é multar e anunciou a campanha “Inadimplência zero, multa zero”.

 

O objetivo do evento também foi trocar ideias sobre os problemas enfrentados durante a implantação do novo sistema (SICAP). Isso porque em 2013, a ferramenta teve mudanças, com a implantação da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Segundo a contadora do município de Oliveira de Fátima, Giliane Magalhães, “É importante promover a capacitação, isso ajuda muito a esclarecer de quem são as responsabilidades”.

 

Os contadores ainda puderam ouvir palestras sobre erros frequentes de instalação do sistema, procedimentos contábeis, acessos e análises incorretas, evitando assim, erros e prejuízos futuros. Para o Contador da cidade de Colinas, Virlei Dias Carrito “As inovações devem acontecer, mas os contadores precisam de treinamento e este evento foi muito importante para entender o sistema de prestação de contas”.

 

Ainda foi anunciada a criação de um fórum de discussões com perguntas e repostas para auxiliar os contadores e esclarecer dúvidas sobre as prestações de contas.

Econtro Sicap 2

 

Econtro Sicap 3

Econtro Sicap 5

 

Econtro Sicap 6

Econtro Sicap 7