Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE e Unitins discutem realização de parceria para criação de ferramentas

TCE e Unitins discutem realização de parceria para criação de ferramentas

11 Visualizações
Publicado: 22 de março de 2019 - Última Alteração: 22 de março de 2019

Tamanho da Fonte

Acadêmicos irão trabalhar na transformação de dados em conhecimento

A vice-reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Darlene Teixeira Castro, recebeu em seu gabinete, na sede administrativa, em Palmas, na tarde desta sexta-feira, 22, representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e iniciaram as tratativas para realização de parceria ampla entre as duas instituições, sendo um dos objetivos a transformação de dados em conhecimento. 

 

O diretor geral do Instituto de Contas 5 de Outubro, Júlio Edstron Secundino Santos, e o auditor de controle externo do TCE Jonatas Soares Araújo enfatizaram que o TCE tem os dados e a Unitins as ferramentas e que o objetivo é a criação de relatórios e de gráficos, e a transformação desses números em conhecimento.

 

A vice-reitora lembrou que a Unitins tem em seu histórico a formação profissional e com grande potencial para expandir, possuindo em seu quadro equipe técnica preparada, estando a universidade sempre pronta a firmar novas parcerias, seja com empresas ou com instituições de natureza pública. Darlene destacou ainda que é louvável a atitude do TCE em procurar firmar a parceria com uma instituição local, mais uma prova de que no Tocantins tem pessoas qualificadas e com potencial, não precisando recorrer ao mercado de fora do Estado.

 

A parceria será capitaneada pelo Escritório de Soluções Criativas (ESC), que está sendo montado dentro do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unitins, e envolverá também diretamente o Curso de Sistemas de Informação, do Câmpus Palmas. O coordenador da graduação, Marco Antônio Firmino de Sousa, também participou da reunião.

 

A assinatura do termo de parceria entre Unitins e TCE ficou agendada para o próximo dia 11 de abril, às 15 horas, no auditório do tribunal.

 

ESC

 

A parceria com o TCE será a primeira ação a ser realizada pelo ESC, que irá funcionar na sala 11 do Bloco B (2º andar), do Câmpus Palmas, e deve ser inaugurado no próximo mês. 

 

O diretor do NIT, professor Silvano Maneck Malfatti, explicou que o escritório tem por objetivo prestar serviços de tecnologia e inovação para empresas e órgãos governamentais, e os projetos vão funcionar por meio de parcerias com a Unitins e as empresas ou órgãos. “O TCE é um dos primeiros parceiros e iremos trabalhar no desenvolvimento de software voltados para a visualização de dados em relação à prestação de contas públicas”, destacou, acrescentando que o convênio poderá trazer uma série de outras ferramentas de valor estratégico para o TCE e capacitações para os funcionários, colaboradores de tecnologia do órgão nessa área. 

 

Malfatti explicou ainda que o convênio é importante porque abre o caminho do escritório para os primeiros projetos, sendo uma ótima forma de colocar os alunos para trabalharem em projetos reais e ganhando uma bolsa para isso. “Esse convênio é muito importante, é o primeiro, e esperamos que seja o primeiro de uma série. A ideia é virar uma referência do Estado e quem sabe até nacional em projetos de inovação baseados em tecnologia, nas mais diversas áreas”, concluiu.

 

Texto: Ascom Unitins
Foto: Edivan Cavalcanti – Ascom Unitins