Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE de Portas Abertas recebe visita de alunos de escola municipal

TCE de Portas Abertas recebe visita de alunos de escola municipal

11 Visualizações
Publicado: 18 de junho de 2019 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Cerca de 40 estudantes conheceram a Corte de Contas na tarde desta terça,18

O Projeto TCE de Portas Abertas continua dando espaço a jovens estudantes que se interessam em conhecer o trabalho do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). Nessa edição, foram quarenta alunos do 8º ano da Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem. O grupo veio acompanhado do professor Ivanilson Mendes. 

 

A recepção aconteceu na sala do Pleno, com a presença dos membros desta Corte. Em seguida, os alunos foram direcionados para biblioteca conselheiro Jose Ribamar Meneses, onde puderam apreciar o material disponível no acervo. 

 

Ao saírem da biblioteca os estudantes participaram da palestra com o Grupo de Estudantes de Direito Administrativo – GEDA. Alunos que integram a equipe GEDA, realizaram palestra sobre o “Controle Social: a participação da comunidade no poder público”, na qual mencionaram relevância e o funcionamento dos conselhos Tutelar, da Saúde, Assistência Social, Educação, Idoso e Alimentação Escolar, abrindo espaço para todos os visitantes sanarem suas dúvidas. 

 

Na oportunidade, o estagiário da ouvidoria, apresentou os canais de comunicação do Tribunal de Contas, formas de denúncias, comentou sobre exemplos simples de infrações que ocorrerem no dia a dia e que podem ser denunciadas. 

 

IMG 1819

 

“É de muita importância essa participação, essa curiosidade de conhecer mais sobre o Estado do Tocantins e sua legislação. A visita é um estímulo para esses alunos, a palestra sobre o controle social foi de grande importância e aprendizado para todos, já estamos elaborando na escola um projeto de empreendedorismo social com esses alunos em parceria com o Sebrae, e esse encontro casou muito bem com os estudos que estamos fazendo em sala de aula”, enfatizou o professor, Ivanilson Mendes. 

 

O encontro foi finalizado no memorial TCE/TO, onde os estudantes foram acolhidos pela servidora Márcia Barbosa, que repassou à turma um pouco da história do Tribunal e agradeceu a presença dos alunos e do professor. 

 

A estudante Carla achou bem legal conhecer o Tribunal de Contas. “O que eu mais gostei foi conhecer o memorial e principalmente a Toga usada pelo conselheiro José Ribamar”, disse a estudante.