Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE de Portas Abertas recebe turma de Ciências Contábeis da Unirg

TCE de Portas Abertas recebe turma de Ciências Contábeis da Unirg

8 Visualizações
Publicado: 22 de novembro de 2018 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

“Está sendo uma experiência única para mim, pois o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso será ‘Execução fiscal e improbidade administrativa nas contas públicas” e esta visita está abrindo possibilidades ”, relatou a acadêmica de Ciências Contábeis da Universidade de Gurupi (Unirg), Jordana Gama de Souza, que junto com mais de 35 estudantes, visitaram o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) na tarde desta quarta-feira, 21. A visita faz parte do Programa TCE de Portas Abertas.

 

De acordo com a professora de Auditoria e Perícia da Unirg, Rubia Caetano Cardoso, a turma já tinha realizado em sala de aula, atividades que explorem o controle social. “Primeiro apresentei as teorias e depois exibi uma conta julgada, além de propor que cada aluno explorasse uma conta de um município, se atentando às ressalvas contábeis”, destacou.

 

Os estudantes acompanharam a abertura e as primeiras apreciações de contas na Sessão do Pleno, conheceram a história e as curiosidades da Corte de Contas ao visitar o Memorial do TCE. Foram doados aos professores e alunos, exemplares da obra “Controle Interno na Administração Pública” de autoria do conselheiro substituto Orlando Alves da Silva.

 

A assistente de Ouvidoria, Carolina Vieira de Paula, apresentou a Ouvidoria do TCE/TO como um instrumento de manifestação para consultas, denúncias, sugestões, além de divulgar as diversas capacitações disponíveis virtualmente gratuitamente. O auditor técnico de Controle Externo, Dênis Luciano Pereira, explicou como é feito o Controle Externo pelo TCE/TO, bem como tirar dúvidas dos acadêmicos.

 

A visita significa a consolidação de um exercício que extrapola a universidade, mas também conscientiza os alunos da participação no Controle Social. “Quando explicamos em sala de aula sobre as funcionalidades do TCE/TO, como o acompanhamento das contas públicas e vindo explorar esse espaço, estamos formando cidadão para acompanhar a nossa região”, ressalta o professor de Contabilidade aplicada na Gestão Pública da Unirg, Gilberto Gomes de Amorim.

 

Após a palestra, os alunos conheceram o acervo da Biblioteca José Ribamar Meneses, onde foram apresentados à estrutura que possui milhares de exemplares bibliográficos, computadores com acesso à internet e ambiente climatizado.